terça-feira, 13 de junho de 2017

GRÃO DO DIA // 5 melhores cafés em São Paulo

A partir desta terça, 13 de junho, vocês terão um encontro semanal. Alex Melo, autor do site Grão do Dia, é o novo colunista de café do Gastronomix. Formado em Computação, Alex é louco por café. E faz do seu hobby um assunto bem sério. Já realizou alguns cursos (barista, preparos de café em casa,...) em São Paulo/SP, participou também de workshops sobre café e, a cada dia, descobre um sabor, um cheiro, uma nota ou uma alegria a mais a partir das experiências com esses pequenos grãos mundo afora!

Este fortalezense, morador de São Paulo, estará todas às terças aqui para contar pra vocês sobre novidades do café, dicas e outras coisinhas mais. Acompanhe no Gastronomix, no site e nas redes sociais do Grão do Dia.

Grão Do Dia   - um pouco de café - um pouco de cor -
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Site/blog: www.graododia.com 
Alex Melo
Colunista de Café do Gastronomix

"Como todos já conhecem, São Paulo oferece diversas opções de Cafeterias, e muitas vezes fica difícil escolher ou decidir por uma em específico. Principalmente para quem está visitando a cidade e precisa de dicas mais precisas de melhores lugares para se tomar aquele cafezinho delicioso e que não pode faltar no seu dia, ou no seu roteiro de viagem.

Dessa forma, fiz uma seleção de alguns estabelecimentos que, além de oferecer pães, bolos, café da manhã, sucos, são conhecidos na cidade pelos cafés especiais, pelos ambientes descolados, super aconchegantes e criativos.

Conheça agora as 5 Cafeterias mais descoladas e com os cafés mais saborosos em São Paulo. Confira e aproveite!

1. Lemni - Vende-se tempo
Foto: Rui Nagae/Divulgação.

Já ouviu falar em 'anti-café'? Não é nada pejorativo, rs, calminha aí! O termo é inspirado em cafeterias de Moscou, que não cobram pelo consumo e sim pelo tempo que o visitante passa no local. Pois bem, o Lemni trabalha sim dessa forma, cobrando pelo tempo que você fica e não pelo seu consumo.

O lema do Lemni é: Nós vendemos tempo. O resto está incluso!

Confortável, descontraído e bastante tranquilo. E sem falar da lousa na entrada com a escrita de giz dando as boas vindas: "Vende-se tempo". Só por essa frase, percebe-se um lugar tem um café diferenciado e que agrada!

Lembrando que o acesso ao cardápio é ilimitado. Comidas e bebidas à vontade, além do uso da estrutura do local, com mesas, poltronas eWi-fi. Você inclusive pode levar sua própria comida e esquentar no microondas do espaço.

Ah, e você também pode se deparar com a gatinha Eva andando pelas mesas ou se entrelaçando em seus pés! Rs, ela mora no Lemni, e é bastante extrovertida e comunicativa!

Onde fica: R. Simão Álvares, 781 - Pinheiros.

2. Cafelito - Relax e Coworking
Foto: Gui Gomes/Folhapress 26/10/2016.
O Cafelito faz parte de um complexo com salas de coworking, uma filial da Livraria da Vila, academia de ioga e meditação, salas de massagem, e aulas de idiomas. Tem também um espaço com lanchinhos em potes no estilo 'to go', mas que você também pode consumir no espaço da cafeteria.

Eles possuem uma carta de cafés especiais e regionais do Brasil. De regiões como Sul de Minas, do Espírito Santo, da Bahia e até mesmo de São Paulo! Para todos eles, você escolhe seu método de preparo favorito, podendo ser do tipo espresso (meu preferido), coado com o Hario v60, aeropress (meu segundo preferido) ou na french press! Aí fica à gosto do freguês!

Além dos cafés especiais, tem também opções de chás orgânicos, bebidas com café e alguns deliciosos acompanhamentos, como pães de queijo e bolos variados. Ah, e você também tem a opção de lojinha para levar seu grão especial para casa!

Onde fica: R. Francisco Leitão, 266 - Pinheiros.

3. Coffee Lab - Laboratório de sabores
O Coffee Lab, famosa escola de baristas, laboratório e uma cafeteria especial. Cafeteria criada por Isabela Raposeiras, o local é especialista em torra, degustação e preparo de cafés de qualidade, focado em micro lotes com responsabilidade eco-social. O Coffee Lab já é considerado uma das melhores cafeterias do mundo, com diversos prêmios recebidos.

O espaço é uma delícia, e garanto, te trás experiências sensoriais únicas. É realmente uma passagem obrigatória para os amantes e apaixonados por café, como nós!

Há diversos cursos disponíveis, que vão desde cursos técnicos até cursos educativos. Dentre eles, cursos de baristas para todos os níveis, torra de grãos, preparo de drinks com café, preparos de cafés de qualidade, etc. É realmente uma escola no universo cafeeiro!

Há uma torneira com água potável grátis para todos. E lá, seu animalzinho de estimação é super bem vindo!

Onde fica: R. Fradique Coutinho, 1340 - Pinheiros. 

4. Torra Clara - Melhor cafezinho com pão de queijo 
Espresso, coado (Hario v60), Aeropress, Cappuccino, Chocolate Quente, Milkshakes de café, pães de queijo, salgadinhos e cookies em mesinhas ou balcão, com clima intimista, ambiente descolado e super acolhedor. Estamos falando do Torra Clara!

A cafeteria tem também lojinha com opções de cafeteiras Aeropress, Bialettis, Harios V60, além de grãos para você que quer fazer o seu próprio cafezinho e casa!

A variedade de bebidas é grande e as comidinhas estão sempre deliciosas. Os atendentes sempre são muito atenciosos e simpáticos.
Não deixe de experimentar: o cookie de chocolate belga.

Onde fica:  Rua Oscar Freire, 2286 - Pinheiros. 


5. Sofá Café - Estilo e variedade
Uma charmosa opção de cafeteria em Pinheiros, o Sofá Café, café moderninho de dois andares com móveis variados e ambiente colorido. Próxima do agito da movimentada Av. Brigadeiro Faria Lima, o Sofá, do proprietário Diego Gonzales, é um oásis de calmaria com sofás confortáveis. No andar de cima há uma arejada sala ótima para reuniões informais.

A rede já conta com 4 filiais abertas no Brasil, e uma outra na cidade americana de Boston. O sucesso é grande e a marca e nome só crescem, para nossa alegria.

Para comer? Além da grande variedade de bebidas com café e sanduíches, o menu possui opções light, como iogurte com granola e mel, ou a vitamina de café – um smoothie de café da manhã com banana, iogurte, mel, canela e café.

O ambiente é bem acolhedor, criativo e despojado! Cheio de estilo! Lembrando que o Sofá Café é parada para HH, almoços e lanches da tarde.

Onde fica: R. Bianchi Bertoldi, 130 - Pinheiros.

Nenhum comentário: