segunda-feira, 14 de novembro de 2016

EU RECOMENDO // 6 restaurantes na Toscana

André Castro (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Meu conselho é que você conheça a Toscana de carro, pois é a melhor maneira de circular na região e conhecer suas peculiaridades. Trata-se de um lugar de clima bucólico, povo hospitaleiro e com uma gastronomia descomplicada e muito saborosa. 

SIENA já é uma cidade considerada parada obrigatória para quem vai àquela região, portanto, estando lá, não deixem de conhecer a inusitada Pizzicheria de Miccoli, uma loja focada na riquíssima salumeria italiana. Entre, conheça as dezenas de opções de embutidos e queijos, compre alguns do seu gosto, compre também uns patês e conservas, acomode-se na praça central de Siena que fica logo atrás da Pizzicheria e desfrute de um final de tarde bebericando um vinho Chianti produzido na região e petiscando seu acervo pessoal recém-escolhidos de embutidos e queijos deliciosos. 

Incrustada na região do Chianti Clássico, mais precisamente em GAIOLE IN CHIANTI, vá conhecer a Rocca di Castagnoli, vinícola linda com possibilidade de se hospedar em instalações medievais, cenário de filme! Lá também é possível degustar no Il Celliere - o restaurante do local - um gnocchi com gorgonzola, radicchio, vinho tinto e nozes...Simples e perfeito!

Subindo rumo ao noroeste, passará por uma pequenina cidade chamada COLLE DI VAL D'ELSA que abriga um restaurante duas estrelas Michelin, o excelente Arnolfo (fotos acima). A casa sempre oferece três menus degustação a escolha do cliente: o Contemporâneo, a Evolução do Território e o Contraste Vegetal, onde o chef Gaetano Trovato exibe muita perícia técnica enquanto seu irmão Giovani Trovato se incumbe de cuidar do serviço do salão com maestria.
Para os amantes da carne, vale desviar um pouco o caminho e conhecer a bisteca fiorentina da Antica Macelleria Cecchini, um açougue diferente com um minúsculo restaurante de uma mesa só. Este corte, típico desta região, assemelha-se ao T-Bone e é extraído da raça de gado regional chamada Chianina. Dario Cecchini, proprietário deste açougue, é um apaixonado pelo que faz e não é raro ele servir os comensais cantando árias em italiano.

Fechando este passeio gastronômico, não deixe de conhecer a Gelateria di Piazza, em SAN GIMIGNANO, e provar o gelato de pistache”.

Pizzicheria de Miccoli
 Via di Città, 95
Telefone: +39 0577 246948

Rocca di Castagnoli
Strada Provinciale, 114/B
Castagnoli, Gaiole in Chianti SI, Itália
Telefone: +39 0577 731909

Il Celliere
53013 Castagnoli Siena, Itália
Telefone: +39 0577 731921

Arnolfo
Via XX Settembre, 50
 Colle di Val d'Elsa -  Itália
Telefone: +39 0577 920549

Antica Macelleria Cecchini
Via XX Luglio, 11
Panzano In Chianti , Itália
Telefone: +39 055 852020

Gelateria di Piazza
Piazza Della Cisterna, 4
San Gimignano – Itália
Telefone: +39 0577 942244

(*) André Castro é chef do restaurante Authoral.

Authoral
302 Sul bloco A loja10
Telefone: (61) 3225.0052

Nenhum comentário: