segunda-feira, 28 de novembro de 2016

EU RECOMENDO // 10 lugares para saborear Portugal

Ivone Carvalho (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Sou portuguesa, da região norte do país (perto do Porto), e o visito sempre que posso.

Gosto muito de frutos do mar e sempre opto por restaurantes que possuem estas opções. Gosto muito do A SALGUEIRA, localizado em Apulia, na cidade de Esposende. Os peixes são sempre frescos. Tem um aquário na entrada com alguns crustáceos que são pescados, dependendo do seu pedido. A casa é próxima ao mar e a entrada é um encontato, com a vista do mar e os moinhos de pedra!
Na sequência, vale a pena terminar o almoço comendo um doce e na pastelaria (doceria) MARBELA. Lá, você encontra desde os tradicionais doces portugueses, a bombons e doces franceses divinos. É impossivel comer só um!!! experimente as Clarinhas de fão, um doce regional de origem conventual. 
Na cidade de Viana do Castelo indicio o MAGMA CAFFÉ, que descobri na minha última visita, semanas atrás.  Local simples, bom atendimento e tem uma espetada de mariscos sensacional, tanto pelo frescor dos mariscos, quanto pelo cuidado no preparo. Serve três pessoas, nos padrões portugueses. 

Para comprar um queijo da Serra cremoso, indico o MANUEL NATÁRIO, famoso pelas Bolas de Berlin, sempre com fila na porta às 11:00hs e às 17:00hs, horário das fornadas do doce tão desejado.  Local cativo de Jorge Amado, com várias fotos do escritor espalhadas pela casa.

Para um lanche no final de tarde ou encontrar os amigos para tomar um vinho em um local descontraído e despojado e comer as melhores moelas de Portugal, indico o TASCA DO NECAS. Local simples, preços honesto  e petiscos muito bem preparados e temperados. Além disso, a alegria e simpatia do proprietário, Necas, me faz querer voltar sempre!

Em Ponte de Lima, vila mais antiga de Portugal, e que vale uma visita pelo seu charme e encanto, gosto do A CARVALHEIRA,com excelente carta de vinhos. Só o couvert já é um deleite, com iguarias regionais. Comi um Carneiro assado que pretendo repetir em minha próxima visita.
No DOURO, uns anos atrás, conheci o restaurante DOC, do chef Rui Paula, com vista para o Rio Douro e os vinhedos. Foi lá que descobri a gastronomia portuguesa com outros olhos. Atendimento e ambiente magníficos!
No PORTO, para mim cidade mais encantadora de Portugal, vale você tomar um drink, no final do dia, no hotel The YEATMAN, que possui uma vista espetacular. Outras sugestões são conhecer as vinícolas de vinho do Porto, se perder pela rua Santa Catarina e tomar um GIN, no THE GIN HOUSE.
E, para finalizar, o melhor bacalhau de Portugal para mim, é no TABERNA DO AFONSO. A casa serve apenas 2 opções de prato de bacalhau, além do Costeletão, para quem não gosta da iguaria. Tudo é de comer de joelhos!”

A SALGUEIRA
Rua da Salgueira, 4740-021
Esposende, Portugal
Telefone: +351 253 982 538

MARBELA
Rua Primeiro de Dezembro,
Esposende, Portugal
Telefone: +351 253 963 274

MAGMA CAFFÉ
Av. do Atlântico 97
Chafé, Portugal
Telefone: +351 258 333 574

MANUEL NATÁRIO
Rua Manuel Espregueira 37
Viana do Castelo, Portugal
Telefone: +351 258 822 376

TASCA DO NECAS
Rua de Santa Marta
Viana do Castelo, Portugal
Telefone: +351 258 831 643

A CARVALHEIRA
Rua do Eido Velho, nº 73
Pte. de Lima - Portugal
Telefone: +351 258 742 316

DOC
ruipaula.com   

The YEATMAN
Rua do Choupelo, 4400-088
Vila Nova de Gaia, Portugal
Telefone: +351 22 013 3100

THE GIN HOUSE
Rua de Cândido dos Reis 70
Porto - Portugal
Telefone: +351 964 764 971

TABERNA DO AFONSO

(*) Ivone Carvalho é empresária, proprietária do BierFass Lago e do Taypá.

Nenhum comentário: