segunda-feira, 13 de junho de 2016

EU RECOMENDO // Um passeio por Pierneef à La Motte

André Degaspari
(*)
Convidado especial do Gastronomix
Pense em um lugar onde as pessoas podem passar o dia em contato com a natureza, com gastronomia e degustação de vinhos de fabricação própria e qualidade internacional. Esse tipo de passeio é muito comum na região da Cidade do Cabo, na África do Sul, que possui dezenas, centenas de vinícolas para todos os gostos e bolsos. Hoje conhecemos o restaurante da La Motte, o Pieneef à La Motte, que produz os melhores vinhos do país e está localizada em Franschhoek, um dos distritos mais charmosos da região. 
O nome Pierneef à La Motte foi inspirado pela admiração do artista Sul-Africano Jacob Hendrik Pierneef (1886 - 1957) de La Motte. Que traz a criatividade de Pierneef em retratar a beleza da paisagem sul-africana, misturando elementos da cozinha tradicional local com uma interpretação contemporânea. Os estilos originais da gastronomia e diversos sabores locais foram por séculos inspirados nas influências dos colonizadores da região, formando o que conhecemos hoje como a Cape Winelands Cuisine. 
Mas vamos lá, os pratos servidos no Pierneef à La Motte são baseados em receitas já consagradas pela Cape Winelands Cuisine, com leves adaptações. A base deste caldeirão gastronômico vem das primeiras receitas trazidas para o Cabo por colonos europeus durante o século 17.

Desde então, diferentes culturas contribuíram para a formação de Cape Winelands Cuisine, incluindo receitas dos “chefes esquecidos” da cozinha regional, que foram coletadas e hoje fazem parte do cardápio do restaurante. Tais tradições ainda estão vivas no restaurante com o uso de um menu sazonal de legumes e frutas frescas da horta sustentável La Motte, o uso intensivo de especiarias e ervas e o vinho fazem parte deste estilo criativo de cozinhar.   

CONFIRA A TRADICIONAL RECEITA DE PUDIM DE ARROZ CAPE WINELANDS

Estas sobremesas já foram servidas com moskonfyt (xarope à base de uva), mel ou xarope doce, mas, na maioria das vezes, elas foram servidas com creme, como são feitas hoje em dia. Vamos a receita!

Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES
- 2 xícaras (500 ml) de leite ou creme de leite fresco
- 1 copo (250 ml) de arroz cozido
- 1 colher de sopa (15 ml) de manteiga
- 1 pitada de sal
- 2 ovos, separados
- ½ copo (125 ml) de açúcar
- 1 porção de cascas secas de tangerina finamente picadas, ou raspas de 1 limão fresco ou 2 colheres de chá (10 ml) de água de rosas
- ¼ xícara (60 ml) de xarope de frutas vermelhas

PREPARO
- Pré-aqueça o forno a 150 ° C
- Aqueça o leite ou creme em uma panela e adicione o arroz. Adicione a manteiga e sal
- Bata as gemas com o açúcar até formar um creme. Adicione a mistura de leite quente e bata bem
- Bata as claras até ficarem firmes e coloque na mistura de leite. Adicione a casca de tangerina, raspas de limão ou água de rosas e misture
- Despeje a mistura em uma assadeira untada e leve ao forno por 30 - 40 minutos e voilá.

Pierneef à La Motte Restaurant
R45, Main Road Franschhoek | África do Sul
www.la-motte.com

(*) André Degasperi é jornalista e mantém o Instagram de viagens: @dedegas_viaja. Foi a África do Sul a convite do Turismo da Cidade do Cabo e da SAA (South African Airways).

Nenhum comentário: