segunda-feira, 20 de junho de 2016

EU RECOMENDO // Em Treviso, vá a Osteria Alla Pasina

Felipe Oliveira (*)
Convidado especial do Gastronomix

Quando imaginamos a comida italiana, logo nos vem à cabeça aqueles pratos fartos, massas, risotos e carnes braseadas, típicas da Toscana e do Lazio. Mas existe uma parte da gastronomia italiana que se refugia principalmente no ponto norte da “bota”. Há uma infinidade de ótimos restaurantes no nordeste do país. A região do Vêneto é mundialmente famosa por dois ícones: a romântica Veneza e o espumante Prosecco. Próximo à Veneza e à Verona (cidade conhecida por ambientar o mais famoso romance, Romeu & Julieta), está localizada a singular província de Treviso, cercada por diversos vinhedos dos produtores de Prosecco.
Em Treviso, cidade fora do circuito turístico oficial, exceto por aqueles que buscam as vinícolas da região, temos um lugar de charme verdadeiramente italiano: a Osteria Alla Pasina, inaugurada no final da década de 1970 por um casal de amantes da gastronomia da região. O ambiente tem mudado com o passar dos anos, mas nada que descaracterize a essência. Atualmente, há também um hotel com poucos quartos, mas muito elegante.

A cozinha é essencialmente Veneziana, há um cuidado enorme com o preparo das carnes, muito vitelo, muito mesmo!  As massas seguem a linha das receitas do norte da Itália, com pouquíssimos ingredientes, mas de altíssima qualidade. Em setembro, o cardápio muda (em cada estação há uma seleção diferente) e contempla pratos com as famosas trufas, requinte herdado da burguesia veneziana. Há também a época dos aspargos, alcachofras e tudo o mais que a região fornece de maior valor. É interessante programar a data da visita e aproveitar o máximo do seu ingrediente preferido.

Vale destacar as boas opções de frutos do mar, ao melhor estilo “maremonti” (mar e montanha). Pratos com frutos do mar frescos combinados com preparações inusitadas, caldos de carne, pancetta e cortes de cordeiro. O stinco de cordeiro com polenta e molho de frutos do mar impressiona pela harmonia e delicadeza da carne.

Apesar de todo o esmero na seleção de ingredientes e na execução dos pratos, os preços não são nada comparáveis com os dos restaurantes estrela Michelin de Roma, Milão ou Florença.  Há opções do menu degustação a partir de EU$ 40,00 com entrada, prato de massa, prato de  carne, sobremesa e café.

Os vinhos são um capítulo à parte. A casa, obviamente, conta com uma carta apurada em rótulos locais, tintos potentes como o Amarone della Valpolicella ou elegantes como os Valpolicella Superiore. Vale muito desviar um pouco a rota de Veneza e conhecer o interior. As vinícolas da região também têm ótimas opções gastronômicas e paisagens únicas.
Osteria Alla Pasina
Via Marie, 3- Dosson di Casier
Treviso -Italia
Tel +39 0422 382112
Email: pasina@pasina.it


(*) Felipe Oliveira é padeiro e sócio-proprietário da Panetteria D’Oliva. 

Nenhum comentário: