segunda-feira, 6 de junho de 2016

EU RECOMENDO // A imperdível San Sebastián

Mariana Cardoso e Esdras Nogueira
(*)Convidados especiais do Gastronomix

Ano passado saímos de férias e passamos uma semana em San Sebastián fazendo o que a gente mais curte: comendo e cozinhando.


Pra quem gosta de comer San Sebastián não é nada menos que um paraíso. Não, não é exagero. A pequenina e charmosa cidade respira gastronomia por todos os lados. Confrarias mil, propagandas com chefs como personagem, a maior concentração de estrelas Michelin do mundo, uma valorização total dos ingredientes locais, mercados que deixam qualquer cozinheiro babando e pintxos, muuuuuuitos pintxos, cada um mais inacreditável do que o outro.

Não fomos a nenhum restaurante estrelado – até tentamos, mas necas de conseguir reserva em unzinho que fosse com menos de 2 meses de antecedência. Sinceramente, não sentimos falta. O esquema dos pintxos é simplesmente sensacional e de bar em bar entramos no clima dos locais comendo dois aqui, três ali, e assim provando mil maravilhas.

Pintxos são pequenas porções, pequenas mesmo, coisa de 3-4 mordidas, podem vir frias, normalmente num espetinho ou num pãozinho, numa vibe torradinha, ou vir quentes, tipo uma mini porçãozinha de algum prato. No geral custam de 2 a 4 euros cada e cada bar tem as suas especialidades.


Quase todos dispõe a grande variedade de pintxos no balcão num sistema de confiança lindo. Você pega quantos quiser e no final diz quantos foram, raramente o atendente anota pra conferir depois. Os quentes normalmente estão escritos num quadro negro e normalmente são bem especiais.
Ao longo de uma semana perdemos a conta de quantos pintxos experimentamos, cada um mais interessante do que o outro. Bochecha de boi desmanchando, morcilla com pistache, kokotxas, espetinhos mil, foie gras até dizer chega de tudo quanto é jeito, tudo sempre muito bonito, tudo sempre muito gostoso. 

Uma verdadeira maravilha de viagem que queremos repetir novamente muito em breve. Se quiser saber mais detalhes do que e onde comemos temos um post completíssimo aqui. link: http://comalaemcasa.com.br/2015/03/por-ai-san-sebastian/

(*) Mariana Cardoso e Esdras Nogueira são os criadores do Coma Lá em Casa (comalaemcasa.com.br). Mariana é intérprete, Esdras é músico, os dois são casados e juntos escrevem receitas e histórias e produzem vídeos ligados à gastronomia. 

Nenhum comentário: