segunda-feira, 30 de maio de 2016

EU RECOMENDO // A comida das vielas de Nápoles

Gil Guimarães (*)
Convidado especial do Gastronomix

Napoles é uma cidade de mais de 2000 anos e há, pelo menos, 300 tem na sua comida popular um orgulho . Pela vielas do centro antigo, na Spaccanapoli, Via Toledo ou pelo quarteirão espanhol é possível encontrar doces, pizzas, sorvetes, fritos e uma infinidade de delícias.

PIZZA FRITAS E FRITURINHAS
Fritas no óleo de amendoim, perfeito para altas temperaturas (180º C) é encontrada em 2 formas: a montanara, em que um pequeno disco é frito e, depois, coloca-se por cima o tomate e a Fiori di Latte ou na forma de um calzone (logicamente frito). Dos vários sabores, o mais tradicional e delicioso, vem com Ricotta Fresca, Provola defumada e Cicoli (um tipo de torresmo prensado).

Já nos Fritos os destaques são os Crocches (croquete de batata) ou o de Espaguete , o Aracinni (bolinho de risoto) com ragu, os peixinhos e outros tantos legumes empanados vendidos em unidades ou em cones de papelão.

Pizza frita
Antica pizza fritta Zi Esterina
Piazza Triste e trento, 53

Lá Figlia de Presidente
Via Grande Archivio, 23

Fritos
Antica Friggitoria della Marsadona
Via Giulio Cesare Capaccio, 27

Di Matteo
Via dei Trbunali, 94

Passione di Sofi’
Vvia Toledo, 206


PIZZA NAPOLETANA
Assada nos fornos napoletanos a 485ºC, no máximo, 90 segundos com fermentação natural ou muito lenta, ela faz parte da dieta mediterrânea. É leve e saborosa, de fácil digestão. É a grande estrela das ruas de Napoles, onde reinam a Margehrita (mozzarella de búfala, pomodori, basílico e azeite) e a Marinara (pomodoro, orégano, alho e azeite), vendidas a Portafoglio (dobrada e servida no papel).

Gennaro Salvo Pizza a Portafoglio
Via Toledo, 244

Pizzeria Port' Alba
Via Port' Alba, 18

Pizzeria Sorbillio
Via Partenope, 1
Se estiver na pitoresca Via Pignasecca, a dica é conhecer a Pizzeria e Tratoria Al 22 ( com, pelo menos, 70 anos) ou a Pizzeria Da Atillio. As duas são muito tradicionais e fazem a verdadeira comida popular e a pizza napoletana de primeira. Elas ficam uma do lado da outra na altura do número 22.

Fora do centro há muitas ótimas pizzarias bem estruturadas e confortáveis . Com pizzas que vão muito alem da Margehrita e Marinara. Outra ótimo opção pra conhecer a gastronomia da Campania e visitar o Ececllenze Campane, mercado com restaurantes e bares onde todos os produtos são locais, uma verdadeira viagem pela cultura e gastronomia Napoletana

Pizzeria Vuolo
Via Plinio, 9

50 Kalo
Piazza Sannazzaro, 201/b

Lá Notizia
Via Michelângelo de Caravaggio, 53

Eccellenze Campane
via Brin Benedetto, 69


DOCES
A doceira napoletana é também um dos destaques desta fantástica cidade, não se pode passar por lá sem se se deliciar com os sorvete, a sfogliatelle, a Pastiera Napoletana ou Babá al Rum. Pra finalizar, não deixe de tomar o melhor café do mundo. O tipo de torrefação e com uma técnica apurada e com equipamentos moderníssimos, eles tiram o melhor espresso do mundo. Muitos destes grão vêm do Brasil.

Pintauro
via Toledo, 275

Tarallificio Leopoldo
Via Flora, 212 ( não fica no centro)

Pasticeria Al Capriccio
Via Carbonara, 39

(*) Gil Guimarães é proprietário da pizzaria Baco, onde serve a verdadeira pizza napolitana, e  do Parrilla Madrid.

Nenhum comentário: