segunda-feira, 16 de maio de 2016

EU RECOMENDO // As delícias do Líbano

Lídia Nasser (*)
Convidada especial do Gastronomix

Nas viagens anuais à terra de meus ancestrais, sempre se tem uma grata surpresa. Apesar de ser uma região em constantes conflitos, é também um lugar agradável e único em sua natureza. Refiro-me ao Líbano. Como se trata de um país muito pequeno, a facilidade de conhecê-lo por inteiro se torna encantadora. 

Ao andar alguns poucos quilômetros, você está ao norte, com lindas montanhas e um friozinho acolhedor; e, ao descer a montanha, com uma vista digna de parar e fazer não só uma, mas várias fotos. Logo na planície, tem-se um mar de tirar o fôlego, com imensas pedras e mais montanhas. E no caminho entre essas disparidades, tão próximas uma da outra, é possível encontrar diversas frutas à sua disposição. Muitas delas prontas para serem colhidas e apreciadas ali mesmo.

Bom, acho que já ficou clara a minha paixão por esse lugar, seja pela paisagem, a cultura, as pessoas ou pela gastronomia. Ao mesmo tempo que é extremamente simples, a cozinha libanesa é ousada, com temperos que provocam explosões de sabores não só no paladar, mas na memória. 

O lugar que gostaria de recomendar se chama Abu Arab. Trata-se de uma pequena loja, que pode ser encontrada em cada entrada ou saída das pequenas cidades. Lá, são vendidos os tradicionais Kaak - uma massa de gergelim em forma de bolsa (isso mesmo, uma bolsa). Ele é assado na hora e recheado de acordo com o gosto do cliente. Há sabores como Picon (queijo árabe), de zathar, coalhada, entre outras. A ideia é: vai fazer uma miniviagem? Pegue seu Kaak quentinho. Com certeza, ele NUNCA chegará inteiro ao destino final. (risos)
 Não posso me esquecer dos doces! Você não terá dificuldade em comer algumas variedades deliciosas. Entretanto, existem lugares que se especializaram nisso há décadas. Meu preferido é o Abdul Raahman Hallab & Sons, que desde 1881 faz os melhores doces do Líbano e tem lojas nas principais cidades. A que eu costumo ir fica em Trípoli, onde tem um mercado coberto repleto de tecidos, temperos e coisas que você definitivamente só encontra lá. Se for ao Abdul Raahman Hallab & Sons, não deixe de saborear o Kneef! É o doce imperdível! 
E uma paixão pessoal: vinhos! O Líbano é um dos países que produz vinhos há mais tempo. O vale do Bekaa já era citado na Bíblia como região produtora da bebida. Uma das vinícolas que possuem visita agendada é o Château Kefraya. Lá, é possível fazer a degustação completa de todos os rótulos, conhecer o processo de produção e ainda almoçar ao ar livre embaixo de uma parreira, envolta por lindas montanhas e ao toque de uma brisa que te proporciona paz. A maior parte da produção de vinhos do Líbano é exportada. 

Vale a pena conhecer um lugar que não é tão divulgado turisticamente. Garanto que sua mala e memória voltarão repletas de delícias e lembranças inesquecíveis.

Abdul Raahman Hallab & Sons
New Karout Mall, Gallery Semaan
Chiyah - Beirut, Líbano
Telefone:+961 71 001 881
Site: https://www.hallab.com.lb/

Château Kefraya
Kafraiya, Líbano
Telefone: 961-8-645333

(*) Lídia Nasser é chef do Empório Árabe.

Nenhum comentário: