quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

POR AÍ // O especialista em porco e sua casa

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

O chef Jefferson Rueda está fazendo vários movimentos em um só gesto: ocupar o Centro, trabalhar detalhadamente com o porco, uma carne que é vista meio de lado pelas pessoas, e promover a comida descomplicada – claro, não do ponto de vista de elaboração e execução, mas no comer, sem frescura.

Para quem não gosta de carne de porco este restaurante é uma verdadeira tortura, mas para quem gosta ele é a Disneylândia. Tudo depende do ponto de vista. Eu sou fã desta carne que até há pouco tempo atrás não era nada nobre. Talvez ainda não seja, mas a Casa do Porco conseguiu transformá-la no protagonista e trouxe uma sofisticação aos pratos.

Com um ambiente descolado, que mais lembra um bar ou um daqueles mercadinhos em Nova York, este restaurante no Centro de São Paulo tem atraído filas de até 3 horas de espera. Você não leu errado, são até 3 horas de espera e eles não fazem reservas. Depois de 3 tentativas frustradas, consegui uma mesa para 3 pessoas.
Minha primeira dica é: vá em poucas pessoas ou tente chegar bem cedo, pois o restaurante enche rápido e as pessoas costumam ficar por horas batendo papo. Acredita que teve uma mesa de 10 pessoas que um deles sacou o baralho e ficaram jogando poker? Tem dessas por lá. Vale o sacrificio, confie em mim.

Minha segunda dica para quem nunca foi: faça uma seleção de 8 a 9 entradas para dividir com a mesa. Assim você consegue experimentar um pouco de cada coisa. Cada entrada é mais gostosa do que a outra e vale experimentar as ousadas combinações que o Chef Jefferson Rueda preparou para o menu.



Pedimos 9 entradas diferentes em que a estrela principal é o porco. Não fique com medo. Ousamos nas criações menos óbvias como tartar de porco maturado, croquete de porco, sushi de papada de porco e tucupi preto, ceviche pé no rabo, pão no vapor com barriga de porco e cebola roxa, torresmo de pancetta e goiabada. E o delicioso lamen, que leva um incrivel ovo curado.

É sem dúvida uma viagem sem volta aos encantos da carne suína com apresentações impecáveis e de sabor intenso e desafiador. Por que desafiador? Porque ele vai quebrar todos os seus limites de preconceito com algumas partes do porco e mesmo assim você vai adorar ter comido papada ou até mesmo bochecha de porco.

Por isso, não se impressione com o cardápio e peça para algum garçom te surpreender. Vai por mim. Se você achou que comeu demais, pule a sobremesa. Não teve nenhuma que tenha feito jus ao resto do jantar. Acredito que nem seja o foco deles, pois ocupam um espaço mínimo no cardápio. Ainda bem.

A Casa do Porco BarRua Araújo, 124
República, São Paulo
Telefone: (11
) 3258-2578

Nenhum comentário: