segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

EU RECOMENDO // Joia asiática do coração de NYC

João Villaverde (*)
Convidado especial do Gastronomix

Quem visita Nova York precisa fazer ao menos um passeio fora dos vários e vários pontos turísticos. Sem pestanejar, caro leitor, indico um: a Union Square. Como morador de NYC nesses tempos de dólar a quatro reais (e subindo...), escrevo essas linhas com grande certeza do que estou falando. Na Union Square, o leitor desse texto encontrará a cidade como ela era há 100 anos, com os prédios centenários sendo ocupados por tudo o que o século XXI tem de melhor: restaurantes com especiarias de todo o mundo a preços justos, uma feira com produtos orgânicos oriundos do próprio Estado de Nova York, quatro quadras (da 14th até a 18th Street) da Broadway voltadas a lojas de design de interiores (a preços camaradas), além da melhor livraria da cidade - a Strand, fundada em 1927.
É nessa região que o leitor encontrará uma joia chamada Republic. O restaurante de culinária asiática (especialmente vietnamita) tem tudo o que você pode querer: fica instalado no térreo de um edifício de apartamentos construído há quase 90 anos, tem iluminação baixa, mesas individuais e para até seis pessoas no começo, próximos ao janelão e mesas comunitárias ao fundo do salão, e decoração minimalista. A comida é bb (boa e barata) e a carta de bebidas é daquelas que te faz anotar os ingredientes do que está tomando para tentar repetir em casa.

Começamos (eu e minha esposa, Bárbara) com as bebidas. Ela escolheu o Asian Basil Lemonade (suco de limão natural, lima, manjericão asiático e açúcar) e eu fui de Vietnamese Iced Coffee (café expresso gelado com uma pitada de leite condensado). As bebidas custaram cerca de 4 dólares cada e todas podem levar ainda uma dose de sake (ou saquê). Há uma série de entradas no menu e se você for decidido a ficar somente nelas, será bem feliz. Mas recomendo fortemente a focar nos pratos principais porque eles são muito bem servidos. Mesmo. 
Bárbara decidiu pelo Seared Marinated Salmon (com limão, arroz com uvas passas, cenouras picadas e nabo). Optei pelo Vietnamese Beef (Noodles de trigo, carne de panela especialmente macia, tomates, cebolinha, broto de feijão e cenoura). Os pratos variam de 13 a 16 dólares e, repito, são muito bem servidos. Se você estiver com muita fome e pular a entrada, ainda assim ficará muito satisfeito.

A comida é servida sem demora, como de costume em NYC, mas não é super rápido. O atendimento solícito torna a experiência ainda melhor. Quando descobrimos o Republic, na companhia do amigo Daniel Omaki (que é fotógrafo e morou em NYC antes de nós), o atendimento fora espetacular. Voltamos um mês depois e a regra se manteve. Tudo isso torna a experiência ainda mais agradável. O Republic fica aberto até a madrugada e é possível experimentar as combinações de drinks que a casa oferece. Há um balcão largo que percorre quase todo o espaço do restaurante, onde é possível se acomodar sozinho, se for o caso.

***
E já que a experiência gastronômica fica completa quando o ambiente externo ao restaurante funciona tanto quanto a dinâmica interna, reforço a sugestão por uma boa caminhada pela Union Square, que fica na Broadway entre as ruas 14 e 15. Há uma estação de metrô dentro da praça (a 14th Street - Union Square, que faz parte da linha amarela). Na própria 14th vale visitar o número 11 no lado East. O prédio que você encontrar serviu de sede para a Biograph, o primeiro estúdio de cinema dos Estados Unidos. O cinema não começou em Hollywood (Los Angeles, Califórnia), mas em NYC e a Biograph foi a responsável pelos primeiros filmes americanos, dirigidos por D.W. Griffith (jogue no Google e no Youtube para assistir. Indico fortemente "The Musketeer's in Pig Alley", de 1912, filmado ali mesmo).

Descendo seis quadras, na 8th, vale visitar o Eletric Lady Studios, criado por Jimi Hendrix em 1970 e onde grandes grupos (como KISS) gravaram discos clássicos. Mais uns cinco minutos a pé, na esquina entre a Grove Street e a Bedford Street, está o prédio onde ficava a casa de Monica Geller, personagem do seriado Friends.
Republic
37 Union Square W,
Nova York – Estados Unidoos
Telefone: +1 212 627 7172

(*) João Villaverde é jornalista e está radicado em Nova York desde janeiro de 2016 como pesquisador na Universidade de Columbia. Estuda na School of International and Public Affairs (SIPA). Nos últimos 5 anos trabalhou em Brasília, para onde voltará quando a experiência em NYC terminar. É repórter de O Estado de S. Paulo, o "Estadão". Foi finalista do Prêmio Esso Exxon-Mobil de Jornalismo em 2015 e ganhou os prêmios de Melhor Reportagem da Agência Estado (2014) e do Estadão (2015). Viciado em cinema e fã de carteirinha do Bar da Dona Onça (SP).

Nenhum comentário: