quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

POR AÍ // É um passáro? Um avião? Não, é o Steirereck

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Quando estive em Viena, vários austríacos me disseram para não deixar de conhecer o Steirereck. Embora eu fizesse cara de paisagem, todos diziam que era incrível, uma experiência inesquecível. Seria um museu? Um prédio a ser visitado? Engano meu. Horas depois e algumas páginas da internet, reservei o tal restaurante Steirereck. Como nunca tinha ouvido falar? Ele é um dos restaurante mais premiados de Viena com duas estrelas Michelin e o 15º melhor do mundo. Alguns chegam a dizer que Viena não faz nenhum sentido sem o Steirereck. Será? Fui conferir.
Com o lema, aqui tudo é simples, mas simplesmente perfeito, a família Reitbauer se tornou lendária com o nobre restaurante Steirereck. De simples, o restaurante não tem nada, a começar pela localização. Ele se encontra no coração de um dos parques mais gostosos da cidade de Viena, o Stadpark. O bom gosto do restaurante, com um ambiente delicioso, é na verdade uma empresa gastronômica de alta precisão, com muito empenho. Lá, eles celebram a cozinha regional com total requinte.

O interior possui imensas e confortáveis poltronas de veludo, toalhas de linho, e talheres Christofle. Os garçons são extremamente gentis e atenciosos.
Mas o que eu queria mesmo era experimentar a alta gastronomia regional austríaca. Os produtos utilizados vêm das redondezas, como os peixes frescos, as carnes de caça das florestas vizinhas e carne do próprio gado.
No menu degustação, vieram os famosos pratos: os aspargos com pomba, o cordeiro com molho de lagosta e a carne de novilho com molho de rabanete. E ao fim, o fígado de ganso a la Steirereck.
Passou ainda um carrinho com, pelo menos, 50 tipos de queijo do mundo inteiro. Difícil recusar.
Tudo perfeitamente bem feito, atendimento impecável, localização incrível fazem dele um charme a parte em Viena. Ali, pude perceber e comprovar a autêntica hospitalidade austríaca. Agora, entendi porque a cidade não faz o menor sentido sem ele.

Steirereck

Am Heumarkt 2A, 1030
Viena - Aústria
Telefone: +43 1 7133168
Site: https://www.steirereck.at/en/restaurant/

Nenhum comentário: