quinta-feira, 19 de novembro de 2015

POR AÍ // Benoit. Obrigado, Paris!

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Diante dos últimos acontecimentos, senti que também devia prestar minha homenagem a Paris. A cidade luz impressiona pelos números, a cada ano 44 milhões de turistas visitam Paris e os seus arredores na França, tornado a cidade mais visitada do mundo, tornou a capital mundial das compras e da moda, tem o mais famoso acervo de arte do mundo inteiro, guardando mais de 35.000 obras de arte no Museu do Louvre.

E na gastronomia? Se tornou referência no mundo inteiro. Berço das avaliações gastronômicas de maior prestígio no mundo, inclusive o guia Michelin nasceu por lá para que as pessoas pudessem desfrutar experiências inesquecíveis.

E por falar em Paris, uma das cidades do mundo com a maior quantidade de restaurantes estrelados, certamente ficou muito difícil escolher um para homenagear. Por isso, escolhi o último que visitei para não ser injusto. Na coluna desta semana escolhi o Benoit, um dos bistrôs mais antigos da cidade, que ficou ainda mais famoso depois que foi adquirido pelo chef Alain Ducasse.
Com pratos típicos franceses Alain Ducasse trouxe uma cozinha vibrante para o seu restaurante, acredite lá pode se comer o melhor cassoulet da cidade. Muito apreciado em todo o mundo, o cassoulet é uma especialidade francesa à base de feijão branco e carnes de diversos tipos, como porco, pato e carneiro.
Além desse prato, escolhi um filé com redução de vinho tinto que estava incrivelmente perfeito sua cocção. Molho suave harmonizava em cheio com a textura e sabor intenso do filé. Sabe aquele filé macio e rosado por dentro, que parece estar cortando uma manteiga? Então, talvez tenha sido o melhor que já experimentei em toda minha vida. Não é a toa que Alan Ducasse é hoje uma referência na gastronomia mundial.
Quanto a sobremesa, espere as melhores, e com certeza ficará em dúvida. O mil folhas de creme de baunilha deve estar entre o pedido. Ele estava crocante na medida certa, com um recheio macio, leve e úmido como deve ser. Perfeito.

No fim, um restaurante memorável com uma experiência única para guardar e voltar sempre. Afinal, sempre teremos Paris.
Benoit
20 Rue Saint-Martin
Paris - França
Telefone: +33 1 58 00 22 15
Site: www.benoit-paris.com/

Nenhum comentário: