quinta-feira, 22 de outubro de 2015

POR AÍ // Todas as estações num só restaurante

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Eu sempre digo: quem tem amigo nesse mundo tem tudo. Isso porque quem detém informação hoje em dia tem poder. Imagina que eu estava com as malas prontas para a Suíça, mas especificamente para conhecer a cidade de Basel , e eu não sabia para qual restaurante ir.

Mesmo fazendo uma busca na internet é sempre bom quando temos indicações, principalmente, de amigos. Estava totalmente no escuro. Não conhecia ninguém que tinha ido para Basel, embora seja um lugar na Suíça extremamente interessante. Depois dessa viagem me tornei fã da cidade, mas, até aquele momento, eu não tinha me encantando com nenhum restaurante.
Depois de duas fotos postadas no meu instagram, apareceu um comentário do meu ex-professor de gastronomia que não só tinha morado lá como tinha me passado ali cinco opções de restaurantes .  Por que não postei aquelas fotos antes? Naquele momento, só tinha mais um dia de viagem em Basel e cinco opções para decidir.

Como não sabia por qual decidir deixei para a sorte. E que sorte !!!! Ao passar por uma rua principal na cidade me deparei com o restaurante Les Quatre Saisons, uma das indicações do meu ex-professor. Não estava cheio e nem precisei fazer reserva. Sorte de principiante? Ou sorte por ser uma cidade pequena? Não sei. Só posso dizer que as refeições servidas naquele local estavam incríveis. 
O chef Peter Moser e sua equipe combinam um número de ingredientes diferentes e criam uma cozinha única com produtos frescos e locais que transformam ideias originais em sabores únicos. E extremamente saudável. Todos os mimos oferecidos pelo restaurante fizeram dele um local especial, você sente este carinho em cada prato, em cada serviço. Não é a toa que o restaurante tem uma estrela Michelin.

Com uma interpretação própria de pratos refinados e belamente apresentados, o restaurante se inspira nas estações do ano. De entradinha, o garçom nos trouxe três canapés deliciosos com tanta personalidade que eu tive a certeza que fiz a escolha certa. Tudo estava perfeito. 
Antes de vir a salada e o prato principal, o chef nos enviou uma entrada surpresa e muito saborosa que vinha com uma espuma de queijo e uma gema mole embaixo. Nos foi apresentado como uma meia estação para justificar o nome do restaurante.
Como entrada, antes do prato principal, foi servido uma salada de folhas com um peixe branco bem aromatizado com toques de limão. Tudo bem leve para representar a estação mais quente do ano, o verão. A salada estava muito perfumada e fazia um equilíbrio perfeito com o peixe. 
Para representar o inverno ,nada melhor do que um prato mais pesado, mas muito bem feito, um file de porco extremamente suculento no molho de vinhos servido com um purê que lembrava muito uma polenta mole.
E as sobremesas, essas foram um show a parte, mousse de chocolate branco com pistache e sorbet. No fim, eles ainda passam com um carrinho de doces para você escolher o que mais te agrada, de trufas a bombons de mousse de limão ou maracujá. Tudo incrível.

Nada como ser cuidado e se sentir especial nesses tipos de restaurantes que não são arrogantes e que fazem pelo simples prazer de fazer e agradar.

Recomendo muito. Bom apetite. 
Les Quatre Saisons
Clarastrasse 43, 4058
Basel - Suíça
Telefone: +41 61 690 87 20
www.lesquatresaisons.ch/