quinta-feira, 29 de outubro de 2015

POR AÍ // O primeiro Michelin a gente nunca esquece!!!

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Além de montar o roteiro de uma viagem, uma das tarefas mais legais é procurar os restaurantes que vão ser reservados ao longo do percurso. Sempre que me perguntam para onde ir o destino que mais gosto de recomendar é Praga. Por várias razões, além de ser uma cidade super charmosa, ela ainda é um destino barato. Para comer então, é uma viagem ao passado, cheio de histórias e pratos riquíssimos de sabor e requinte.

Minha ida a Praga começou no papel. Foi a primeira vez que reservei um restaurante estrelado. Me lembro a emoção de chegar no restaurante. Com direito a foto na fachada e tudo mais. Cafona? Talvez. Mas para quem é apaixonado por comida vai entender. Ir a primeira vez num restaurante Michelin é como ir a Disney para um adolescente.
Praga foi a primeira cidade do Leste Europeu a ganhar estrelas Michelin. E o restaurante que teve essa indicação tinha acabado de fechar suas portas. Por sorte, naquele ano, mais um restaurante recebeu a tão famosa e esperada estrela Michelin, o La Degustation Bohême Bourgeoise. Imagina a minha felicidade. Ele fica escondido numa esquina do bairro Judeu, Josefov, em Praga, com fachada e letreiro bastante simples, porém com um interior lindo de dar inveja a muitos restaurantes por aí. Uma cozinha aberta, e um cardápio de comida tcheca tradicional totalmente revisitado pelo Chef.
Eles pensam diferente sobre o alimento, proporcionando uma experiência extraordinária despertando todos os sentidos. O objetivo deles é que você vai aumentando a expectativa pelo próximo prato. E não é que eles conseguem em cheio. No menu degustação, peça harmonização com os vinhos ou sucos, pois é perfeito o que eles criam. Nesta experiência, escolhi o menu de seis pratos. Acho que foi por causa desse restaurante que me apaixonei pela experiência, pois tudo era inusitado e mexia com os meus sentidos. 
Cada prato leva de 3 a 4 ingredientes apenas e esses ingredientes dão nome ao prato remetendo a cozinha tcheca antiga, porém por meio do novo olhar do chef. O primeiro prato apresentou vieiras incrivelmente bem feitas com uma espuma super delicada de batata e um molho de ostras que trouxe uma perfeita combinação de sabores.
Já o segundo prato trouxe caracóis, alho francês e nozes. Um pouco adocicado, mas os caracóis estavam bem macios. E, por aí adiante, cada prato servido foi surpreendendo pela combinação inesperada dos ingredientes locais e seus sabores. Espere por pratos com gostos de defumados, carne de lingua com pure de grão de bico, tartares, merengue de tomate e mel.

Tudo de forma muito criativa e diferente. Às vezes, você só reconhece os ingredientes porque estão escritos no cardápio. É um lugar para se surpreender com a comida. E por que não? Isso é a experiência. Por essa e outras razões ganharam uma estrela Michelin.
La Degustation Bohême Bourgeois
Haštalská 753/18
Praga - República Tcheca
telefone: +420 222 311 234

Nenhum comentário: