quinta-feira, 15 de outubro de 2015

POR AÍ // O novo do Fogaça em São Paulo

Gustavo Pereira
Colunista de Gastronomia do Gastronomix

Domingo em São Paulo é sempre uma grande discussão com os amigos para onde ir para almoçar. Restaurantes sempre cheios, filas de espera intermináveis e, como sempre, acabamos nos mesmos restaurantes. Isso porque o brasileiro não tem o costume de fazer reserva e os restaurantes que fazem, normalmente o período de reserva é muito curto.
De qualquer forma, neste domingo, eu estava afim de conhecer algum restaurante novo em São Paulo e fui parar no coração do Bexiga para conhecer o novo restaurante Jamile do Chef Henrique Fogaça. 

Diferentemente do seu outro restaurante, o Sal, o Jamile não tinha espera e não estava lotado nesse dia. Com ambiente aconchegante, cozinha totalmente aberta e bom atendimento, o restaurante foi uma grande surpresa para quem achava que seria puro marketing de televisão. Restava agora avaliar os pratos.
O cardápio é variado e enxuto. Quis arriscar na entrada e escolhi foi o ceviche de peixe branco, simples, porém fácil de errar a mão. E não foi o que aconteceu, o ceviche estava incrível, nada deixou a desejar aos restaurantes peruanos. Todos os ingredientes como gengibre, cebola roxa, tomate, hortelã, pimentão amarelo e cebolete estavam harmonizados ao peixe branco de uma forma única e suave, sem nenhum ingrediente roubar a cena.
Já com relação ao prato principal confesso que vários me deixaram na dúvida, o que é ótimo, pois isso me faz querer voltar para experimentá-los, mas deixei o garçom decidir por mim. E a escolha foi na mais obvia que é o carro chefe da casa, cupim do Sal com mandioca amarela e farofa de banana. Apesar da estética do prato ser montado da forma mais feia possível, novamente, o sabor agradou em cheio e me remeteu a minha infância mineira. Prato farto e sabores intensos fizeram dele o queridinho da mesa. Todos quiseram experimentá-lo.

O que não foi uma boa surpresa foi a demora pelas sobremesas. Quarenta minutos de espera para receber três sobremesas que digamos, poderiam ser esquecidas. Embora bem preparadas, elas não foram estrelas da mesa. Vale mencionar o ótimo brigadeiro com Jack Daniel’s honey, sorvete de baunilha, calda de chocolate e crocante de castanha de caju, porém se demorar 40 minutos para recebê-la pode desistir, não vale tanto assim a espera e nem o crime.

No geral, um ótimo passeio para o final de semana em São Paulo, que foge dos bairros tradicionais da cidade.

Restaurante Jamile
R. Treze de Maio, 647
Bela Vista – São Paulo
Telefone: (11) 2985-3005.
Ter. a sex.: a partir das 18h. Sáb. e dom.: 12h às 16h e a partir das 19h.

Nenhum comentário: