quarta-feira, 22 de julho de 2015

NOTÍCIAS // Dom Francisco completa 27 anos

No ramo de gastronomia, completar 27 anos é quase uma eternidade. Nesse período, o Brasil elegeu seis presidentes. E lá estava o proprietário e chef Francisco Ansiliero. Firme e forte, fazendo história. A primeira casa, na 402 Sul, foi aberta no dia 22 de julho de 1988. E logo de início, sua salada (com belos tomates caquis) e o bacalhau ganharam destaque no cardápio. Com tradição e qualidade, a rede Dom Francisco cresceu e ganhou mais três casas ao longo dos anos – Asbac, ParkShopping e Pátio Brasil. 

Francisco revela que busca a inspiração do preparo das receitas em viagens e na natureza. “Quando viajo faço questão de exercer meu instinto de curiosidade”, ressalta. O chef gosta de trabalhar com ingredientes oriundos do centro-oeste e da Amazônia. 
O pequi, o cajuzinho do cerrado, a farinha d’água, a farinha de guariri, o abricó, entre outras especiarias, ganham um sabor indescritível nas preparações do chef.A paixão pela culinária passou de pai para filha. Giuliana Ansiliero comanda as casas da 402 Sul e do ParkShopping, com toda a dedicação e o comprometimento que o pai ensinou. O segredo para o sucesso, segundo Francisco, está na qualidade e persistência.
3 PERGUNTAS PARA FRANCISCO ANSILIERO
Qual o momento mais marcante da sua carreira? E por quê?
 Foi quando abri o restaurante em 22 de julho de 1988. A coisa mais marcante foi quando, em outubro, ele passou a estar diariamente lotado. Foi o que mais me deixou impressionado e gratificado. Outro fato seria, 27 anos depois, o cliente vir como vinha para comer: salada, picanha na brasa ou tambaqui na brasa ou bacalhau na brasa. Ainda são os três pratos que mais vendem. Isso é uma coisa que sempre me deixa gratificado.

Se você pudesse escolher um prato para comer numa refeição especial, qual seria?
 Escolheria um bacalhau assado na brasa, porque é o que tem, na minha opinião, mais força como alimento. Tem sabor marcante, digestão fácil e sustenta a gente de maneira agradável. É um prato que comendo dá muito prazer e alegria, e bem-estar depois.

Na sua opinião, o que faz seu restaurante um local único e duradouro em Brasília?
O culto pela qualidade. A qualidade é uma obsessão do Dom Francisco, obsessão minha e da minha equipe. Ainda hoje eu vou ao Ceasa 4 horas da manhã para conseguir escolher e comprar as coisas melhores. Eu compro o melhor bacalhau que existe no mercado, a melhor picanha que existe no mercado, escolho as melhores verduras e legumes. Compro o tambaqui de longe da Amazônia, para ter qualidade no tambaqui. Então, eu acho que essa busca incessante pela qualidade é que faz com que o cliente venha ao restaurante. Na adega também, tenho cerca de 20 mil garrafas em uma casa só e três adegas: uma adega com vinhos do velho mundo, uma com vinhos do novo mundo e outra com espumantes e brancos mantidos a 6º.

Dom Francisco Asbac - SCES Trecho 2 Conjunto 31 – Asbac – 3224-8429
402 Sul - CLS 402, Bloco B, Lojas 9 a 15 - 3224-1634 / 3321-0769
Pátio Brasil - SCS, Quadra 7 Bloco A, Loja 255 - 3322 – 1071/3322 – 6456
ParkShopping - SAI / SO, Quadra 01, Área 6580, loja 246J – Park Shopping - 3363-3079 / 3363-2972

Nenhum comentário: