terça-feira, 17 de março de 2015

post it // 8 destinos em tempos de alta do dólar

Daniel Bitar
Colunista de Roteiros do Gastronomix

Dólar nas alturas e crise econômica parece ser uma combinação infalível para minar os planos de viagem. Aquela visita aos EUA ficou muito cara e o jeito é desistir... Não, pera! Pode ser que o sonho de conhecer a Disney ou as compras em Miami tenham de ficar pra depois, mas o momento é de aproveitar a oportunidade para conhecer lugares que, em outra situação, não seriam nossa primeira escolha.

O Gastronomix elaborou uma lista de destinos que não são só baratos. São instigantes, diferentes, belos, desafiadores, emocionantes, fotogênicos ...

1. CAMBOJA
A capital, Phnom Pehn, é cosmopolita e tem atrações para encher uma semana: museus, templos, compras e restaurantes. Mas a grande estrela do país é Siem Reap. Além de charmosa, aconchegante e hospitaleira, a cidade abriga o templo Angkor Wat. Erguido no estilo Khmer e dono de uma beleza ímpar, é a maior construção religiosa do mundo.
2. VIETNÃ
Belas paisagens, história instigante e gastronomia variada com sabores sutis são motivos mais que suficientes para conhecer o Vietnam. Acrescente a isso as praias, os templos e o agito de cidades como Hanoi e Ho Chi Minh e sua experiência estará completa.

3. TAILÂNDIA
Se o que você busca ao viajar são grandes metrópoles cosmopolitas, com hotéis confortáveis, restaurantes de alta gastronomia e boas opções de compras, vá pra Tailândia. Bangkok, além disso tudo, ainda oferece rooftops descoladíssimo e noites animadas. Mas se o que você quer é relaxar na areia e dar vários mergulhos no mar, vá pra Tailândia. Não há melhor lugar pra isso que Phuket, Ko Phi Phi, Ko Samui, que possuem praias de tirar o fôlego. No entanto, se você curte o sossego de pequenas cidades e o contato com a natureza, vá pra Tailândia. Lugares como Chiang Mai e Chiang Rai são tranquilos e oferecem passeios por florestas, contato com elefantes e muito mais.

4. HUNGRIA

A Hungria não é sinônimo de goulash nem de um idioma indecifrável. O país é muito mais do que isso e Budapeste, a capital, está aí pra comprovar. Seus mais belos monumentos estão às margens do Danúbio. Sua gastronomia vem se diversificando e chamando a atenção. Suas termas atraem turistas há tempos. E as baladas, praticamente dominadas pelos ruin pubs, são diferentes de tudo que você já viu e não têm hora pra acabar.

5. TURQUIA

Com um pé na Europa e outro na Ásia, a Turquia é uma mistura das duas culturas. Os sabores do mediterrâneo se misturam com os temperos da culinária árabe e resultam numa gastronomia surpreendente. O reflexo disso se vê melhor em Istambul, antiga Constantinopla, que já foi o centro do mundo, mas não perdeu a majestade. E o que dizer da Capadócia, com sua paisagem de outro mundo? Os passeios de balão são mais belos aqui. E favor não esquecer a costa do país, perfeita para relaxar no verão, como demonstra a descolada Bodrum.

6. CROÁCIA

A Croácia está no radar de muita gente nos últimos tempos. No verão, parece ser um destino imbatível em função das praias e das festas. Mas não é só. As regiões vinícolas do país são excelentes para quem curte degustação de vinhos (Há quem faça os passeios de bicleta!). Além disso, a capital Zagreb é pródiga em atrações culturais e gastronômicas. E não podemos nos esquecer das belezas arquitetônicas e naturais de Dubrovnik.

7. ÁFRICA DO SUL

O que você tiver vontade de fazer você pode fazer na África do Sul: pegar uma praia; escalar uma montanha; degustar vinhos; ficar cara-a-cara com um leão num safári; jantar num dos melhores restaurantes do mundo pagando pouco; ver pinguins; tomar excelentes cafés; dirigir na mão inglesa; dançar até o sol nascer e, literalmente, dobrar o Cabo da Boa Esperança.

8. URUGUAI

Só o fato de ser o país mais vanguardista da América Latina já deveria ser motivo bastante pra conhecer o Uruguai. Mas ainda tem as parrillas, o doce de leite e os vinhos. Tem Montevidéu, quase uma Buenos Aires, mas sem o carão. Tem a lindeza de Colonia de Sacramento. E tem as praias e o agito de Punta del Este.

Nenhum comentário: