segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

EU RECOMENDO // Não vá a Baltimore sem provar crab cake

Fabiana Santos (*)
Convidada especial do Gastronomix

“O bolo de caranguejo (Crab Cake) é tradicionalíssimo no estado de Maryland, nos Estados Unidos, especialmente na cidade de Baltimore (que fica a uma hora e meia de Washington-DC). Particularmente, é um dos pratos que eu mais gosto por estas bandas.
Geralmente, a receita leva a carne do caranguejo (claro), pão, maionese e um tempero em pó bem particular só encontrado por aqui: o Old Bay Seasoning. O tempero foi criado há 70 anos na cidade de Baltimore. Para muitos americanos: é impossível cozinhar qualquer receita de caranguejo ou frutos do mar sem o Old Bay (claro que eu também tenho um exemplar aqui em casa).

A expectativa dos restaurantes de Baltimore é entrar para as listas anuais dos melhores crab cakes da cidade. Escolhi um que figura SEMPRE na lista dos 10 melhores. O lugar se chama “Faidleys”, fundado em 1886 (!) e administrado pelos herdeiros do dono original (John W. Faidley).
O restaurante não tem nada de sofisticado, na verdade você como em pé no balcão pois ele funciona no Lexington Market, no centro de Baltimore, uma espécie de mercado público que vende todo o tipo de peixe junto a algumas dezenas de lugares pitorescos para almoçar (entre eles o Faidleys). 

Com tantos anos de propaganda e experiência, o lugar tem história: já foi cenário de filme de Hollywood e até para ser degustado no Espaço pelos astronautas americanos o restaurante já foi contratado para desenvolver uma versão especial de crab cake. Aliás, no site do restaurante eles informam que fazem entrega (dos crab cakes congelados seguidos de instrução para aquecê-los) para qualquer lugar dentro dos Estados Unidos.

A dona (Nancy Devine) abre um sorriso e logo percebe que é a minha “primeira vez” no Faidleys e me aconselha a pedir o carro-chefe da casa: o Jump Lump Crab Cake - uma versão maior - e portanto com mais pedaços de caranguejo - do crab cake convencional, feito na hora.  
Eu não sei se é a atmosfera ou a expectativa que me fez salivar ao ficar esperando o famoso prato. Mas o fato é que eu achei realmente delicioso. E portanto nem dá para reclamar do preço: para comer em pé, sem nenhum requinte, é preciso desembolsar 25 dólares por crab cake, que vem acompanhado de algum tipo de salada. Eu comi o crab cake com a típica coleslaw (salada de repolho) e pedi ainda batata frita. Mas nem precisava: além de gostoso, o crab cake deles é uma refeição completa. Volto lá com certeza!

Faidleys
203 North Paca Street
Baltimore - Estados Unidos
Telefone: +1 410-727-4898
Site: www.faidleyscrabcakes.com/

(*) Fabiana Santos é de Brasília e vive há 4 anos em Washington-DC. É jornalista e tem um blog onde escreve sobre “maternidade sem terceirização”: www.tudosobreminhamae.com

Aqui uma receita de crab cake para quem ficou com vontade (infelizmente não é a receita secreta do Faidleys, mas pelo menos não precisa do Old Bay)

CRAB CAKE
 
Ingredientes
- 1/2 xícara de maionese
- 1 ovo batido
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1/2 colher de chá de molho de pimenta
- 450 gramas de carne de caranguejo 
- 20 bolachas água e sal finamente trituradas
- 1/4 xícara de óleo de canola
- Fatias de limão para servir  

Modo de preparo
1- Em uma tigela pequena, misture a maionese com o ovo , a mostarda, o molho inglês e molho de pimenta até ficar homogêneo.

2 - Em uma tigela média, misture levemente a carne de caranguejo com as migalhas de biscoito. Junte delicadamente com a mistura de maionese. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

3 - Retire a massa da geladeira e faça oito bolinhos usando uma xícara. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo até começar a ferver. Adicione os bolinhos e cozinhe em fogo alto até ficarem dourados (cerca de 3 minutos cada lado). Transfira os bolos de caranguejo para um prato e sirva com fatias de limão.

Nenhum comentário: