terça-feira, 6 de janeiro de 2015

post it // Domingo diferente em Londres

Daniel Bitar
Colunista de Roteiros do Gastronomix


Big Ben, London Eye, Abadia de Westminster, Ponte da Torre e Picadilly Circle fazem parte do imaginário de qualquer pessoa que já esteve em Londres ou que pretende conhecê-la. Acrescente ao pacote os musicais, os parques, a cultura gastroetílica dos pubs, os excelentes museus e teremos um cenário completo do que é a capital inglesa. Só que não. Materialização do contraste entre tradição e modernidade e síntese de um turbilhão de culturas, Londres é muito mais que o fish and chips e vai muito além do West End.

Na verdade, nos dias de hoje, as coisas mais bacanas acontecem do outro lado da cidade, nos bairros de East London, dentre os quais se destacam Shoreditch, Hackney, Hoxton e Dalston. É nessa região que se encontram as pequenas Columbia Road e Ezra Street que, pacatas de segunda a sexta, despertam aos domingos – único dia da semana em que as lojas abrem e o Mercado de Flores funciona. 
Em Columbia Road, enfileiram-se várias lojas independentes entre antiquários, brechós, delis, lojas de design de interiores, galerias de arte... todas com uma pegada mais descolada, o oposto do que se encontra em Oxford Street.

Mais gastronômica, a Ezra Street têm um bom mix de cafés, tais como Jones Dairy Café; gastropubs, a exemplo do Brawn; e delis, como a Campania Gastronomia. E não se pode esquecer do Mercado de Flores, que comercializa plantas de todos os tipos, de rosas a bananeiras, sejam produzidas pelos próprios feirantes, sejam importadas das mais diversas regiões do mundo.


Nenhum comentário: