segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

EU RECOMENDO // Rio na ponta do garfo

Malu Gaspar (*)
Convidada especial do Gastronomix

"Faz parte da minha rotina como jornalista almoçar e tomar longos cafés com as fontes.  É à mesa que surgem algumas das melhores histórias, são feitas confidências e se cria uma relação de confiança essencial às boas apurações.  A serviço, já fui a muitos restaurantes famosos aos quais não iria nos finais de semana – alguns pelo preço, claro, mas principalmente pela comida.  Não sou nenhuma gourmet, lógico, mas tenho minhas preferências.  Às vezes, porém, surgem alguns aos quais eu iria todo dia se pudesse. 
Estou falando do Irajá,  que o chef Pedro de Artagão inaugurou em Botafogo no fim de 2011. Funciona num sobrado charmoso na Rua Conde de Irajá, ao lado do também delicioso Entretapas.   
Uma vez à mesa, sugiro começar com chips de mandioca,  seguir com um filé à piemontese à La Irajá e fechar com bolo quente de brigadeiro. Delicia.
Nos finais de semana,  tenho curtido os restaurantes do meu bairro, o Jardim Botânico, que tem o Lorenzo Bistrô, muito bom, Ibérico, recém inaugurado, gostoso e original, e o tradicional Quadrifoglio.  De todos, porém, destaco o
Seidô, do japonês Nao Hara, que por muito tempo encheu o salão do Shin Miura, tradicional japonês escondido entre as lojas de informática do edifício Avenida Central, no centro do Rio. No restaurante próprio do celebrado chef japonês, o atendimento é ótimo e o talento do chef está ainda mais afiado.  A cerveja é geladíssima e sempre vai bem com o trio de ceviches, que para mim é obrigatório.  Depois, quase sempre peço um combinado exótico. Mas nunca comi nada ruim ali, de modo que pode arriscar à vontade.

Dali, após o almoço, pode-se ir andando até a Lagoa dar um passeio – isso se o calor não estiver de derreter os miolos, é claro.  Nesse caso, melhor tomar mais uma cerveja, e relaxar até tomar coragem de migrar para outro ar condicionado... "

Irajá Gastrô
Rua Conde de Irajá, 109
Botafogo – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2246-1395
Site: www.irajagastro.com.br/

Entretapas
Rua Conde de Irajá, 115
Botafogo – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2537-0673
Site: www.entretapas.com.br/

Lorenzo Bistrô
Rua Visconde de Carandaí, 2
Jardim Botânico – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2294-7830
Site: www.lorenzobistro.com.br

Quadrifoglio
Rua José Joaquim Seabra, 19]
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2294-1433
Site: quadrifogliorestaurante.com.br  

Seidô
Rua José Joaquim Seabra, 10
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2530-0675
Site: www.seidorestaurante.com.br/

(*)Malu Gaspar é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo e na Exame. Atualmente, é editora na Revista Veja, no Rio de Janeiro. Gosta de samba, é corintiana e autora do livro Tudo ou Nada- Eike Batista  e a Verdadeira História do Grupo X  (Editora Record).

Veja entrevista sobre o livro: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/malu-gaspar-eike-batista-sempre-apostou-no-tudo-ou-nada/

Nenhum comentário: