quinta-feira, 13 de novembro de 2014

30ml // Mais café e menos doce

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

A quadra comercial da 413/414 Norte, em Brasília, já há algum tempo é polo gastronômico relativamente importante na cidade. Ocorre que não havia, ali, cafeteria que pudesse fazer juz ao nome.

Quem se liga no assunto, já sabe que agora há. O sugestivo nome de Clandestino não chega a induzir à conclusão de que está ali 'clandestinamente' infiltrado entre pizzas, crepes e cozinhas contemporâneas de nomes já reconhecidos.

A arquitetura e identidade visual da loja, muito bem resolvidas de frente para o belo parque Olhos D´água, sugerem, na verdade, que o Café Clandestino se destina a ser uma bela pausa entre os estresses do dia. Ou a maneira de começar bem uma jornada, num café da manhã de fim de semana, por exemplo.

Ao que interessa: o blend que estava no moinho no dia da visita é criação da barista Isabela Raposeiras, que é a consultora da casa. Ótimo equilíbrio entre corpo, acidez, doçura e retrogosto. Vem num copinho tipo shot de tequila. Particularmente, prefiriria uma xícara tradicional de porcelana, que conforme já conversamos por aqui, costuma ser o melhor recipiente para um ótimo espresso.
Quem prefere as outras formas de extração tem opção entre o coador japonês Hario ou o Aeropress e pode escolher entre os grãos Bourbon Vermelho e Catuaí Amarelo. Ambos corretos. Para quem gosta, há também gelados em receitas inusitadas como o frapê de café com manga, por exemplo. Felizmente, vem sem chantilly...

O cardápio de doces e bolos também é bastante abrangente. Ponto para a cheesecake com textura consistente e calda de framboesa. Mas os bolos... Bem, o de cenoura com chocolate lembra bolo de caixinha: seco e com pouca maciez.

Já a criativa opção de bolo de laranja com farinha de amêndoas, sem glúten, vem com calda de brigadeiro. Mas peca exatamente onde devia conquistar o paladar: doce demais, não permite que os sabores sejam realmente percebidos. Mas como a gente ama mesmo é o café, vale a pena ir mais de uma vez. Quem sabe, na próxima, dou mais sorte com os docinhos?

Nenhum comentário: