terça-feira, 7 de outubro de 2014

post it // 4 mini restaurantes

Daniel Bitar
Colunista de Roteiros do Gastronomix


Eles são pequenos (às vezes minúsculos). Acomodam poucas pessoas. A cozinha, geralmente, é aberta para o salão, de onde o chef trabalha à vista dos comensais. E a comida é simples, porém deliciosa. Uma tendência que se tem notado mundo a fora é o surgimento desses mini restaurantes que, embora pequenos em porte, servem refeições criativas e apetitosas. O recérm lançado Guia Michelin Nova York 2015 concedeu a primeira estrela ao Take Root, no Brooklyn, restaurante com pegada vegetariana e que comporta só 12 pessoas. Com duas estrelas Michelin, o Momofuko Ko, do celebrado David Chang, também em Nova York, possui apenas 12 assentos em torno de um balcão. Em suas andanças, o Gastronomix visitou, testou e aprovou 4 mini restaurantes.

1.MAMSELL – VIENA, ÁUSTRIA
O restaurante é um cubículo. A cozinha é ainda menor. E Nora Kreimeyer, que trabalha sozinha, se divide em várias para preparar o menu vegetariano, composto de entrada e prato principal, que muda todos os dias a depender do que sua mãe tem para ser colhido na horta. Sim: a maioria dos vegetais vem da horta da mãe da chef-proprietária.
Gumpendoferstrasse 33
Viena, Áustria
Horário de funcionamento: terça, de 11:30 às 15:00; de quarta a sexta, de 11:30 às 15:00 e de 18:00 às 23:00
www.mamsell.at

2.GRO – ESTOCOLMO, SUÉCIA
Representante da New Nordic Cuisine, o Gro se diferencia dos seus pares por praticar baixos preços e por ser assumidamente simples. A placa é um pedaço de papel escrito "gro" a mão pregado na porta com fita crepe. O menu, um quadro negro pendurado na parede. Garçon? Que nada. Você faz o pedido direto para um dos chefes e paga antecipadamente. Mas a ótima comida, de tão saborosa, parece estar sendo servida em um restaurante de luxo.
Sankt Eriksgatan 67
Estocolmo, Suécia
Horário de funcionamento: terça, de 12:00 às 15:30; de quarta a sexta, de 12:00 às 15:30 e de 18:00 às 22:00
www.grorestaurang.se

 3.RACINES – PARIS, FRANÇA
O que é o Racines? Bistrô? Bar à Vin? Cave à manger? É tudo isso e mais um pouco. Localizado em uma das tradicionais passagens parisienses, o restaurante ostenta a charmosa e aconchegante decoração típica de um bistrô. Embora seja mais conhecido pelos vinhos de alta qualidade (e que, além de servidos no local, são vendidos para levar, a preços ainda mais baixos), serve pratos simples, porém com apuro técnico perceptível. Devido ao sucesso (e ao pequeno salão) do original, foi necessário criar o Racines 2, que tem espaço para acolher mais gente.
8, passage des Panoramas
Paris, França
Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 12:00 às 14:30 e de 19:00 às 22:30.
www.racinesparis.com

4.PIPO – RIO DE JANEIRO
É o irmão mais novo do Oro, restaurante de sucesso do chef Felipe Bronze, no Rio. Auto-intitulado boteco de vanguarda, é mais descontraído, mais descomplicado e menos pretensioso que o irmão mais velho. Mas nem por isso deixa de oferecer pratos inventivos e deliciosos, como o caldinho de feijão com espuma de couve. Ou o porquinho laqueado no gengibre e tucupi. Sem falar nos pastéis, mini hambúrgueres... Lugar ideal para um almoço de sábado.
Rua Dias Ferreira, 64
Leblon, Rio de Janeiro
www.piporestaurante.com

Nenhum comentário: