segunda-feira, 6 de outubro de 2014

EU RECOMENDO // A Cozinha Palaciana Otomana

Por Andre Degasperi
Convidado especial do Gastronomix


Prepare-se para uma experiência cheia de novas descobertas, em que os ingredientes e suas misturas não são tão óbvios ao paladar ocidental e a forma inusitada e quase sempre surpreendente da apresentação dos pratos vão deixar você ainda mais curioso por uma nova experiência gastronômica. Você vai encontrar pratos elaborados que misturam arroz, frutas e verduras com carne e também com muito peixe.


Para provar o tipo de comida que fazia a cabeça dos sultões – como Imam Bayıldı (‘o imã desmaiou’, berinjelas grelhadas lentamente, com cebola e tomate), dilber dudağı  (‘lábios de mulher’, massa molhada na calda), karnıyarık (‘barriga cortada’, berinjela recheada com carne moída) e Kadın Budu köfte (‘coxas de mulher’, um tipo de almôndega) – vá a um restaurante de culinária otomana tradicional, que prepara receitas saídas diretamente das cozinhas do Palácio Topkapı, a majestosa histórica casa de Sultões em Istambul, hoje o museu mais importante de relíquias do Império Otomano.
Com vista para o Bósforo e para a costa do lado asiático, o Palácio Topkapı foi o lar dos sultões otomanos a partir da conquista de Constantinopla (antigo nome de Istambul), em 1453, até o século XIX. Não é um castelo típico ou mansão, possui grandes e suntuosos jardins de rosas de Esparta, todos testemunhando a absoluta autoridade do sultão sobre os homens.

O local destinado à cozinha imperial dentro do Palácio ocupa uma área com grandes câmaras abobadadas, sendo que cada uma dessas áreas foi designada para uma especialidade gastronômica, como a fabricação de doces, picles, ou o armazenamento de carnes. Havia despensas, armazéns e escritórios para a equipe de funcionários que mantinham registros meticulosos sobre o que era comprado e quanto era gasto.
Centenas de homens, comandados por chefs especiais, viviam e trabalhavam aí, alimentando cerca de dez mil pessoas por dia. A sopa, o pilav (arroz), os pratos de vegetais, carnes, pães e bolos foram, cada um em sua individualidade, desenvolvidos e produzidos por um chef de cozinha, com até uma centena de aprendizes. Eles tinham seus próprios dormitórios, uma fonte de água, uma mesquita e um banho turco à disposição.

Comidas e alguns restaurantes em que você poderá se deliciar com a culinária típica palaciana otomana em sua próxima visita à Turquia, já que não existem lugares similares que sirvam esses tipos de pratos aqui no Brasil.
A "Testi Casserole de Cordeiro" é o destaque do Restaurante Tuğra, um dos mais tradicionais restaurantes de cozinha otomana da Turquia, que é especialmente conhecido por ficar dentro do Palácio Otomano Çırağan é um local ideal para o jantar perfeito ao estilo palaciano. Este prato, uma receita autêntica do Império Otomano, é muito popular entre os frequentadores do restaurante. "Testi" é a palavra turca para "cumbuca de barro", que foi inicialmente desenvolvida para levar água dos poços às casas. A argila vermelha serve ​​para cozinhar carne e legumes em brasa ou em fornos de pedra. Seu uso para fins culinários veio da tradição dos Hititas - um antigo povo da Anatólia (região central da Turquia).

Os ingredientes principais são ombro de cordeiro desossado, molho de tomate, cogumelos silvestres, cebola, alho, pimentão, batatas pequenas e caldo de legumes. Todos os ingredientes são colocados em uma cumbuca de barro, coberta com folha de alumínio. Uma massa de vedação especial é feita à base de farinha para lacrar a abertura superior da cumbuca e então tudo é cozido no forno por cerca de 100 minutos. Quando terminado o preparo, a cumbuca é então aberta quebrando-se o pote de barro com um martelo à mesa, na frente do convidado.
Este prato utiliza-se de um método de cozimento lento para amaciar a carne e também como uma forma preventiva para proteger os sultões de envenenamento.Outro local para se deliciar com a verdadeira comida palaciana otomana é o restaurante Asitane, que fica em Edirnekapı, um bairro mais tradicional e distante da cidade de Istambul.  Aqui, você encontra os pratos por temas, isso quer dizer que você poderá experimentar os pratos que seriam servidos nas festas de circuncisão dos filhos do Sultão Süleyman, Beyazıd e Cihangir, em 1539.
Prepare-se para combinações agridoces de frutas e carnes: kavun dolması é melão recheado com carne moída, arroz, amêndoas, uvas e pistache; nirbaç é um ensopado de carne de cordeiro, almôndegas e cenoura, temperado com coentro, gengibre, canela, romã e nozes moídas.

Restaurante Tuğra
Fica dentro do The Leading Hotels of the World Çırağan Palace Kempinsk
iCiragan Caddesi 32 – Istanbul
Telefone: +90 212 326 4646
Site: http://www.kempinski.com/en/istanbul/ciragan-palace/dining/restaurants/tugra

Restaurante Lil'a

Fica dentro do Museum Hotel, em Uçhisar | Capadócia, Tekeli mah. No:1 
Telefone: +90 (384) 219 2220
Site: http://www.museum-hotel.com/lila-restaurant-cappadocia.htm


Restaurante Asitane
Fica em Edirnekapı, Istambul Derviş Ali Mh., Kariye Bostanı Sk No:6
Telefone: +90 212 635 7997
Site: http://www.asitanerestaurant.com

Leia mais:

- A Comida do Sultão
- Entrevista com Ahmet Kara – Chef do Tuğra

Nenhum comentário: