quinta-feira, 30 de outubro de 2014

30ml // Um bairro pra chamar de meu

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Na terra onde o pão nosso de cada dia jamais anda desacompanhado de um bom café, achei um bairro para chamar de meu, ainda que não more lá. Não moro, mas vou. E não tendo de lidar com vizinhança chata, falta d'água e conta de condomínio, fica-se apenas com a melhor parte do casamento, o prazer.

Sempre que posso dou uma escapada para bater perna, fazer uma boa refeição ou, claro, beber um, dois, três cafés.

Os Jardins que me desculpem, mas charme é fundamental. E isso é o que o bairro de Pinheiros, em São Paulo, tem de sobra, traduzido em bares, restaurantes, empórios e cafeterias.

Ouso dizer, sem lançar mão do IBGE, do Google ou do Ibope (que deve estar precisando de um bico depois da campanha eleitoral), que o bairro tem o maior número de bons cafés por metro quadrado na pauliceia desvairada.
Sofá Café
Costumo dizer que Pinheiros é o novo Palermo brasileiro, em referência ao bairro de Buenos Aires onde moram alguns dos cafés e restôs mais espertos da capital portenha.

Explorando o bairro, cuja caminhada ao redor é bastante agradável, com ruas arborizadas e cartografia simples, há praticamente uma cafeteria por esquina. Do já tradicional Sofá Café à despretensão do The Little Coffee Shop, autodenominado 'o menor café do mundo', e do qual falaremos num texto especifico adiante, a qualidade é o ponto em comum.
Mesmo nas casas não-especializadas, como a La Bombe, que vem com a melhor bomba de chocolate que você pode provar em terras paulistanas, e a Julice Boulangerie, que serve um dos melhores pães, o café é acima da crítica.

Passou da hora e já é tempo de jantar? No problema. Nos restaurantes descolados do bairro, é mais fácil encontrar café de verdade, seja espresso ou coado, do que sozinho confinado em cápsulas cintilantes daquela marca da qual já cansei de falar mal aqui.
Então tá combinado. Se você confia minimamente em nosso critério, troque a Vila Madalena por Pinheiros em sua próxima tarde/noite agradável em São Paulo. No mínimo, garanto que você passa menos tempo na fila de espera do que no seu momento café propriamente dito.

Sofá Café
Rua Bianchi Bertoldi, 130
Pinheiros, São Paulo 
Telefone: (11) 3034-5830

The Little Coffee Shop
Rua Lisboa, 357, Pinheiros
Telefone: (11) 2385-5430
Seg. a sex., das 12h às 17h

La Bombe
Rua dos Pinheiros, 223
Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 2628-7667

Julice Boulangerie
Rua Dep. Lacerda Franco, 536
Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3097-9162

Nenhum comentário: