quinta-feira, 16 de outubro de 2014

30ml // Entre o doce e o café fique com os dois

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Poucas coisas são tão jubilantes para uma alma (e digo alma porque é relação além do físico) viciada em cafeína, quanto encontrar um novo lugar para satisfazer seus desejos. No caso, encontrei, caros amigos de Brasília. Fica escondidinho nos fundos da comercial da 115 Norte e atende pelo nome de Charlotte Café.

Aberto esse ano, o Charlotte trabalha com grão de produção própria, o que é um privilégio que pouquíssimos cafés se dão ao luxo de oferecer. Quando o grão é bom, então, nem se fala.

Trata-se de um  100% Arabica da região do cerrado mineiro. A marca é a Moulaz Cafés Especiais, uma paixão da família, que cuida diretamente de todas as etapas da produção, do cultivo à embalagem. O bom Moulaz é extraído numa máquina Sofia semiautomática, o que ajuda a ajustar temperatura, umidade e outras variáveis que incidem sobre a qualidade da bebida sempre fresca.
O espresso, claro, é o carro chefe da casa, servido por R$ 4. Mas, gordo de alma que sou, não recomendo a visita sem provar algum dos doces de produção própria que o Charlotte serve batendo no peito, de tanto orgulho. O bolo cocada, que é quase um pudim, de tão cremoso, já que não leva trigo na receita, é dádiva divina.

Mas surpresa mesmo é pedir o bolo de cenoura pensando que a cobertura de chocolate está restrita àquela fina camada de manteiga escura que você encontra na padoca da esquina. Não babe no computador: o bolo é quase um petit gateau de cenoura. O chocolate? Está no  recheio, na cobertura generosa e numa jarrinha extra(!) que vem à mesa. Entra fácil na retrospectiva dos melhores momentos de 2014...

Mas voltando ao nosso foco, o café passa com honras pelo teste do espresso bem tirado. Os 30ml vêm de extração mais do que satisfatória: boa crema, bom corpo, temperatura correta e preservação de todas as características do grão. E melhor: você também pode levar o seu Moulaz para casa. O café é moído na medida para você coar, preparar na sua Bialleti ou na prensa francesa.

Único motivo de queixa é o horário de funcionamento. Não incomoda o fato de estar aberto de segunda a sábado até 21hs. Mas continua sendo tarefa difícil encontrar café de qualidade aos domingos na cidade. Quem souber onde, fineza nos avisar por aqui.
Charlotte Café
115 Norte Bloco A Loja 59
Telefone: (61) 3202-8882

Um comentário:

Anônimo disse...

Delícia! Curto muito o Charlotte, mas ainda n tinha provado o bolo de cenoura. Curiosidade bateu forte aqui. =D
Instagram: @kfe_c_leite