segunda-feira, 14 de julho de 2014

EU RECOMENDO // O melhor steak tartare de São Paulo

Por Facundo Guerra (*)
Convidado especial do Gastronomix

“O lugar de que mais gosto em São Paulo é o Le Casserole. É um restaurante francês que fica no Largo do Arouche, e já viveu melhores dias. Tem um charme decadente, é frequentado basicamente por sexagenários, mas é indiscutivelmente o melhor steak tartare da cidade. 
Tenho uma certa obssessão por este prato, raramente fico mais de uma semana sem comer carne crua. E o steak do Casserole é imbatível, preparado diante de seus olhos, em um ritual que toma pelo menos 10 minutos.

O garçon fica ao seu lado e te pergunta a quantidade de condimentos, se isso, se aquilo, você vê uma bolinha de carne se transformar em uma iguaria diante de seus olhos, processo do qual raramente somos testemunhas. 

O Le Casserole não é exatamente um restaurante barato, mas é perfeito pra ocasiões especiais. Não é caro, tampouco, porque a experiência que você tem naquele salão de mais de 70 anos vale cada centavo pago. Apesar de não beber, ouvi dizer que de seu bar são lançados drinques bastantes competentes.

Enfim, terminar uma refeição no Casserole e ser presenteado com a visão da floricultura que fica diante dele só faz a experiência melhor, como uma breve visita a um tio que já foi galã e rico mas que hoje, nos seus anos maduros, vive de memórias, apesar de ainda guardar um truque ou dois nas mangas do seu paletó. 

Le Casserole
Largo do Arouche, 346
Centro, São Paulo
(11) 3331-6283


(*) Facundo Guerra é empresário. É sócio dos clubs Yatch, Lions e Cine Joia, e dos bares Volt e Z Carniceria e do bar Riviera em São Paulo. Nascido em Córdoba, na Argentina, ele mora no Brasil desde 1976. Tem uma filha chamada Pina. 

Nenhum comentário: