quinta-feira, 3 de julho de 2014

ABOBRINHAS// Haja coração!!

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Em tempos de Copa do Mundo, especialmente quando a Seleção Brasileira está em campo, o que mais se ouve são comentários do tipo: “Haja coração!”, “Agüenta Coração!”, “Ai, meu coração!”. O sentido deles, claro, é quase sempre figurativo, mas há exceções. Infelizmente.

Um homem de 69 anos sofreu um infarto durante o jogo Brasil x Chile, no último sábado 28, em Belo Horizonte (MG). Segundo apurou a imprensa junto à Secretaria de Estado de Saúde, o torcedor sentiu-se mal dentro do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Chegou a ser encaminhado a um hospital, mas não sobreviveu.
Outro jornal relata que, no mesmo dia, em Maceió (AL), um homem de 52 anos também passou mal, segundo os familiares da vítima, enquanto assistia à árdua disputa Brasil x Chile. Recebeu socorro no Hospital do Coração. Tarde demais.

Brasil afora, numerosos torcedores foram parar em unidades de saúde porque sentiram mal-estar durante a estressante partida. Quem ao menos não roeu as unhas que chute a primeira pedra!

As quartas de final vêm aí. Todo cuidado é pouco, principalmente para quem possui quadro clínico vulnerável: histórico de doença cardiovascular, pressão alta, colesterol elevado, diabetes não controlado, obesidade mórbida, hábitos sedentários etc.

Talvez o leitor esteja pensando: “Este colunista é um estraga-prazer!”. Ao contrário. Tenho em mente alertar os menos cuidadosos para os riscos das emoções fortes, justamente para que continuem a torcer pelo Brasil sem dores (fatais) no peito.
Parti para uma breve pesquisa e descobri, por exemplo, menção a um estudo publicado no “British Medical Journal”, que aponta o aumento de 25% na incidência de infarto agudo do miocárdio por ocasião do jogo Inglaterra x Argentina na Copa do Mundo de 1998. Outra pesquisa, realizada no Mundial de 2002, na Suíça, verificou aumento de 63% na incidência de morte súbita cardiovascular durante o evento.

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), por sua vez, observou que, na Copa da Alemanha, em 2006, os casos de emergências cardíacas cresceram mais de duas vezes.

Outro estudo da Socerj, realizado com 17 pacientes no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em 2012, avaliou o comportamento de um grupo de pessoas enquanto elas assistiam a uma partida do time de futebol pelo qual torciam. Comparou-o com o de outro grupo que assistiu a uma comédia. Ganha um doce (dietético) quem adivinhar o resultado!

“Quando a pessoa está assistindo [a um jogo], há uma descarga de adrenalina. A freqüência cardíaca aumenta, o número de batimentos aumenta, e a pressão arterial sobe. Totalmente diferente de quando a gente está assistindo a um filme relaxante, em que a pressão e o número de batimentos tendem a cair”, declarou à Agência Brasil o cardiologista Cláudio Tinoco, diretor da Socerj.
Segundo o médico, estudos têm demonstrado aumento da taxa de enfermidades cardiovasculares durante grandes eventos esportivos. Dados recentes indicam que, ainda na primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, em 1950, houve elevação da taxa de doenças cardíacas.

Ao longo de disputas acirradas, como entre Brasil e Chile no último dia 28, a liberação na corrente sanguínea de substâncias conhecidas como “hormônios do estresse” leva o organismo a reagir com o aumento da pressão e da freqüência cardíaca. Em algumas pessoas, essa reação pode causar infarto do miocárdio, arritmias, morte súbita, explica Tinoco.

Mas o que fazer para evitar problemas desse tipo? Os médicos recomendam, sobretudo aos mais suscetíveis a doenças cardíacas, além do acompanhamento regular junto a um cardiologista ou a um clínico, uma consulta pouco antes de um jogo decisivo da Copa do Mundo.
O mesmo vale para os demais eventos esportivos, como as Olimpíadas, ou para encontros emocionantes com ídolos. Quem nunca viu uma tiete desmaiar diante de seu pop star favorito que atire o primeiro microfone!

Aos que deixaram de tomar os devidos cuidados ou não conseguiram agendar uma consulta médica em tempo, resta-lhes ficar atentos à alimentação (no próprio Gastronomix, há dicas sobre petiscos mais saudáveis para dias de jogo) e preparar-se física e psicologicamente para emoções fortes.

Para facilitar (literalmente) a vida do leitor, o quadro abaixo ajuda quem quer, por meio da alimentação adequada, cuidar melhor do coração:
Afinal de contas, vale sempre lembrar que, por mais decisiva que seja uma partida, ela é apenas uma partida. Haverá muitos outros jogos e Copas do Mundo pela frente – para quem se cuidar, claro...

Fontes:
1 - Site sobre doenças cardiovasculares:
www.coracaoalerta.com.br
2 - Crédito do quadro:
http://coracaoalerta.com.br/menu-do-coracao/conheca-os-alimentos-que-fazem-bem-ao-coracao/
3 - Revista dos Vegetarianos – Reportagem de capa: “Fuja da Pressão Alta”:
www.revistavegetarianos.com.br
4 - Imprensa em geral: Agência Brasil, G1, entre outros.

Nenhum comentário: