quinta-feira, 3 de julho de 2014

30ml // Oásis salomônico

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Já há algum tempo que planejo falar desse espaço simpático numa localização improvável para lugares verdadeiramente charmosos.

A Laika Cafés Especiais é um quiosque instalado no Centro Comercial Gilberto Salomão, na QI 5 do Lago Sul. Esse, que outrora já foi considerado point na cidade, hoje é um apinhado de lojas e restaurantes nem sempre de boa qualidade, ali em meio às mansões ostensivamente deitadas ao redor.

Mas a Laika é exceção. Um quiosque mais do que charmoso entre algumas agências bancárias e que serve um dos melhores cafés encontrados na capital do pais.

A qualidade é garantida pela branca e majestosa máquina La Marzocco, muito bem tratada pelo casal Pablo e Syomara, que abriram o pequeno negócio com olhos voltados à patisseria. E acertam em tudo!

O croissant é achado: a massa, mais leve do que os tijolos de manteiga que fazem sucesso e ganham prêmios por aí, descansa três dias antes de ir ao forno. Arrisco que é o melhor que já provei nessa nossa latitude, seja recheado ou mesmo puro e quentinho. Acompanhe de um bom machiatto ou cappuccino, feito à maneira tradicional italiana mesmo - só café e espuma de leite; nada de chocolate.
O nome Laika é referência à primeira cadela astronauta, lançada ao Espaço pela ex-União Soviética  em meados do século passado. A ambientação reza, portanto, à estética russa em cores e tipografia.

Tem a ver também com a simplicidade de hábitos pregadas pelos regimes comunistas àquele tempo. E é aí que mora o charme: a Laika está no time dos que já perceberam que ser simples com qualidade é o negócio mais chique que existe. E há uma kombi, toda envelopada com a marca usada nas entregas, mais um ponto a favor no quesito estilo. A empresa aceita encomendas, inclusive para eventos.

Quando de minha ultima visita ao pequeno oásis em templo salomônico, o café servido pelo simpático casal e sua indefectível La Marzocco era um blend da fazenda Baú. Valeu repetir. Com croissant, é claro.

Nenhum comentário: