segunda-feira, 9 de junho de 2014

EU RECOMENDO // Uma surpresa nos Bálcãs

Por Gerson Scheid (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Indicar um restaurante não é tão fácil quanto parece. Em parte, porque tentamos transferir para outros a experiência que tivemos e nos sentimos corresponsáveis pela experiência que terão. Sei que, para que seja completa, depende de critérios como ambiente, atendimento, companhia e, sobretudo, a qualidade dos pratos que coroarão aquele momento. É por isso que me sinto confortável em compartilhar a experiência que tive no Restaurante Galion, na cidade de Kotor, Montenegro.
O cenário é exuberante. Cercada por enormes montanhas e muralhas medievais, a pequeníssima cidade de Kotor cresceu à beira da baía de Cátaro – uma tentativa do mar Adriático avançar sobre a cordilheira dos bálcãs. 
É aí que o Galion ganha seu principal diferencial: parte dele foi construída sobre a baía, com um visual de todo esse cenário que, à primeira vista, parece inacreditável.

O Galion foi uma surpresa agradável. Já havia lido no Wikipédia sobre a cidade. Por isso, estava preparado para viver um dia típico de turista. Munido de um mapa na mão, iria percorrer as ruelas da cidade atrás dos pontos que alguém considerou “de interesse turístico”. Mas veio a fome. Sorte minha. Em busca de uma boa indicação, alguém sugeriu o Galion.

Quando me sentei à mesa na varanda, logo troquei o mapa dobrado de um jeito que poucos sabem dobrar novamente por uma taça de vinho branco. Excelente. A fome aos poucos foi sendo substituída pelo prazer que os pães quentinhos do couvert me traziam. Dali podia ver toda a cidade, as montanhas, o mar. 
O atendimento, excelente. Os garçons entendiam perfeitamente o meu arriscado inglês. Os pratos, essencialmente compostos de frutos de mar. Aliás, toda a culinária da região era assim: polvos, lulas, peixes, camarões e lagostas em abundância. Embora o preço fosse um pouco acima da média da região, valia a pena. 

Meu prato foi de camarões, preparados no tempo certo, do jeito que eu aprendi a gostar. Em todo esse contexto, não podia deixar de fotografar a vista e o prato. Mas hoje em dia, olhando as fotos, percebo que o melhor da experiência não se grava assim. Fica vivo dentro da gente. E transformar isso em palavras me deixou com saudades e, confesso, com muita fome”.
Restaurante Galion (Hotel Vardar)
Suranj bb, Kotor 85330, Montenegro


*Gerson Scheid é publicitário, jornalista e mestre em comunicação. Atua como assessor de comunicação na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e como professor do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília.

Um comentário:

Anderson disse...

Indicação MARAVILHOSA! Adorei os detalhes no texto, despertou uma vontade gigantesca