quinta-feira, 5 de junho de 2014

30ml // Descafeinado para comentarista morder a língua

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Já escrevi aqui uma máxima que geralmente não falha: pão na padaria, sorvete na sorveteria, pizza na pizzaria e café na cafeteria. 

É uma pequena regra da qual se arrisca quando se foge. Nenhum risco importante, apenas o da qualidade inferior da bebida. Não é bem o que acontece no Café Universal, nova empreitada da chef Mara Alcamim, dona do restaurante de mesmo nome em Brasília. Lá, a combinação de restaurante e cafeteria parece ser promissora.
Mara fez de seu piso superior um café que pode não ser o melhor da cidade (e não é mesmo), mas vem cheio de personalidade. O ambiente, claro, é kitsch como o restante da casa, com referências claras ao universo pop que sempre caracterizou Mara em seus melhores momentos. 

No cardápio, nota-se sintonia com a feliz tendência de se optar pela simplicidade com qualidade - a cafonice de certos invencionismos dá lugar a receitas tradicionais feitas na própria casa, com bons ingredientes e prioridade a fornecedores locais. 
Mas estamos aqui para falar de café. A bebida é bem tratada pelo barista Marcio Dias, que traz os grãos da Serra da Mantiqueira (MG). O blend feito pela casa fornece um espresso equilibrado e que certamente mereceria boa nota de um especialista. 

Mas na abertura da casa a jornalistas a melhor impressão acabou vindo de onde menos se esperava. Contradizendo o que também já escrevi aqui - que café descafeinado não é café - Márcio Dias conseguiu, junto a seu fornecedor, uma apresentação mais do que satisfatória para um descafeinado: bebida de bom corpo, acidez relativa, doçura correta e, principalmente, sem o amargo que faz quase todo descafeinado por aí parecer óleo de rícino de bacalhau. Exemplo do mal? Dê um pulo ali no Frans Café e beba uma dose, se for capaz.

Voltando ao descafeinado do Universal, o barista explicou que se trata de um método japonês de retirada de compostos bioativos - no caso, a cafeína. E não é que ficou bom? 
Se você é como eu, que briga com a cama depois de uma dose de cafeína tarde da noite, vai agradecer ao Marcio Dias, à Serra da Mantiqueira e ao Japão, é claro. 

Acho até que vou torcer por eles na Copa do Mundo...

Um comentário:

Anônimo disse...

Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for?
you made blogging look easy. The overall look of your site is excellent, as well as the content!



Stop by my homepage: tanning beds for sale in michigan