quinta-feira, 13 de março de 2014

30 ml // Contemple o minitemplo do café

Sandro Biondo
Colunista de Café da Gastronomix

Se você não mora em São Paulo, provavelmente viaja para lá de vez em quando ou de vez em sempre. Com a certeza da resposta positiva, aproveito para recomendar uma visita doce e pausada em meio à programação das férias, dos negócios ou do dia a dia. 

O Coffe Lab, da barista Isabela Raposeiras, é referência nacional. Para quem gosta de café, é programa certo. Para quem adora, como eu, é obrigação! 

Raposeiras é das autoridades máximas do assunto, e já foi eleita seguida vezes a melhor profissional do ramo no país. Assim como determinados colunistas não tão criativos quanto se julgam, ela também tem a fórmula da cafeína tatuada na pele. E traduz em trabalho sério esse amor. 
A cafeteria é um sobrado bem plantado no coração da Vila Madalena. Você é convidado, logo que chega, a se sentar em um dos ambientes da casa. Sim, o aconchego é palavra de ordem: bebe-se café na cozinha, na sala, perto da escada de acesso ao andar de cima... é um dos charmes intransferíveis do local. 

Assim que se acomoda, é entrevistado por um dos baristas da competente equipe e serve-se à vontade de água filtrada da torneira, com baldinho de gelo estrategicamente ao lado. 

Se for a primeira visita - o suprassumo da simpatia - você ganha a primeira dose de café de boas-vindas. Difícil é ficar só nela, suponha...
Lá dentro não há como não aprender algo sobre o bom proveito do café, seja na conversa com os baristas ou mesmo observando o registro dos grãos e microlotes que passam por ali, nos azulejos das paredes. Mais caseiro, charmoso e recomendado, impossível. 

Claro que além do café espresso (não deixe de provar), há variadas receitas. Recomendo fortemente, antes durante ou até depois, o sagú de café que, aliás, o Grenat também serve em Brasília com a consultoria da própria Raposeiras. A receita é a mesma, mas lá o nome é mais apropriado, porque sagú é sagú e não caviar, oras. 

Bom, agora que você já sabe o endereço do melhor café de São Paulo - e talvez, do Brasil - fica devendo um comentário aqui depois de provar. É satisfação garantida. Seu dinheiro de volta, não dou, até porque o Coffee Lab trata de servir a primeira xícara de graça mesmo. Isso, automaticamente, me isenta de qualquer obrigação por esse texto...

Coffee Lab
Rua Fradique Coutinho, 1340
Vila Madalena – SP
Telefone: (11) 3375 7501
http://www.coffeelab.com.br 

Nenhum comentário: