quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

30ml // O pecado mora ao lado (ou não)

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Você já notou que, em muitas das boas casas do ramo, o café espresso chega com um pequeno acompanhamento à mesa ou ao balcão? Não é a sobremesa, é apenas um mimo a mais para que a experiência do café seja, digamos, mais elevada.

Em geral, o acompanhamento pode ser um biscoitinho, um doce, ou até uma fruta seca. Os mais populares são os pequenos petit-fours; alguns doces com o chocolate como base, como brigadeiros, trufinhas e pequenas barrinhas; ou a clássica casquinha de laranja coberta de açúcar. Os chamados "contorni", tradução livre do italiano para "acompanhamentos" dividem a opinião dos baristas.
Uns acham que, se bem harmonizados com o grão servido, os docinhos realçam o sabor do café. Outros defendem a soberania da bebida e decretam tolerância zero a todo penduricalho. E você, prefere o café com ou sem acompanhamento?

Talvez soasse mais entendido do assunto se eu dissesse aqui que sou contra. Mas confesso, adoro um docinho antes do café, nem que seja para me enganar. Até porque já sou xiita quanto a não adoçar a bebida (e aí quem sofre são os amigos ao redor). E a trama se adensa.

A confissão chega agora quase ao nível da blasfêmia: já bebi café ruim para ter direito àquele acompanhamentozinho de biscoito waffle com ponta coberta de chocolate que servem na Kopenhagen, por exemplo. 

Ou exagerei na dose pedindo um biscoitinho extra de castanha do Pará. E o favorito dos favoritos: o cantucci, biscoitinho duro de origem italiana, em geral com alguma amêndoa envolta em massa. Dá pra comer quilos sem sentir...


Mas como todo (ou quase todo) pecado tem redenção, saio em autodefesa: sempre, entre um contorni e um café, limpo devidamente as papilas gustativas com água, seja com gás, filtrada ou mineral. Sem perder a pose, recomendo que você faça o mesmo. Daí, Deus perdoa, né?

Nenhum comentário: