sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DRINK_ME // Roteiro de Coquetelaria em São Paulo

Juliana Raimo
Colunista de Drinks do Gastronomix

São Paulo pode ter seus problemas, seus altos índices de violência, seu transito caótico e muita desigualdade social...mas o que a gente não pode reclamar é da enorme diversidade de bares, restaurantes e casas noturnas que a cidade possui, nos oferecendo uma gama enorme de opções de programas pela metrópole.


Para quem vai receber um amigo de fora, além de fazer os passeios pelo centro da cidade, pelos bairros bacaninhas, pelos botecos com seus incríveis petiscos, uma ideia diferente é fazer um roteiro de “Drinks in SP” por meio da coquetelaria paulistana. E desta forma conhecer a cidade por um outro ponto de vista.


Nossos ótimos barmans se espalham por bares e restaurantes de diversos estilos, preços e localizações. Separei aqui um circuito que pode agradar a um número maior de pessoas, levando em conta: ambiente, custo benefício e alta qualidade de serviço e atendimento.

Preparem o fígado, rsss, e escolham um dia onde no seguinte você possa se dar ao luxo de acordar após meio dia.


Começando de tardezinha….


13h | Marcelino Pan y Vino – Walter Moreno e Tinho

Passei pelo bairro da Vila Madalena na parte da manhã e quando for 13h pare para almoçar e tomar um drink no restaurante Marcelino Pan y Vino com o barman Walter Moreno ou com o Tinho. Uma ótima sugestão é o drink Bellini (de 1930 criado no Harry’s Bar de Veneza). Suave e refrescante para este período do dia. Leva espumante, licor de pêssego e purê de pêssego.
15h | Terraço Itália – barman Roberto Maia e FirminoConhecer São Paulo pelas alturas é algo que todo paulistano tem que fazer pelo menos uma vez na vida. E se for estrangeiro também, para conhecer a dimensão desta cidade incrivelmente caótica. Além da vista da cidade, pegar o por do sol no Terraço Itália não tem preço. E se for entre 15 e 16h melhor ainda pois a visita não é cobrada. Depois de apreciar a vista entre no bar do Terraço Itália e peça um Cosmopolitan. Perfeito para este momento. A base de vodka, suco de Cramberie, suco de limão e Cointreau.
17h30 | Bar Veloso – barman Souza
Considerada uma das melhores caipirinhas da cidade, o bar Veloso com sua decoração informal e seus ótimos petiscos é uma ótima pedida para começar os trabalhos. Como costuma lotar, nada melhor que ser um dos primeiros a chegar. A casa abre as 17:30h em dia de semana, então garanta logo seu lugar e peça uma das incríveis caipirinhas de frutas variadas com uma mini coxinha (sequinha e deliciosa). Minha recomendação é a caipirinha de uva verde e de tangerina com dedo de moça.

20h | SPOT – Barman Ale D’agostino
O Spot, um dos mais badalados restaurantes da cidade, sem mantém cheio todos os dias da semana. Uma fórmula de sucesso. Um ótimo lugar para jantar, tem que chegar cedo mesmo e não se preocupar com uma pequena espera. Uma ótima desculpa para pedir um drink próximo ao bar, com o bartender Ale D’Agostino. Minha sugestão é o Viex Carré. Um dos meus drinks preferidos de todos os tempos. Apesar de clássico, este é uma releitura com Whisky Single Malt, Rum Zacapa,  Vermute doce e Benedictine com bitter de laranja e twist de laranja.
22h | BRASERIE DES ARTS – barman Marcelo Serrano ou Bar NUMERO – Barman DerivanEstas duas casas são frequentadas pelos endinheirados paulistanos, projetos arquitetônicos de arquitetos renomados, ambiente cool e tem um aspecto em comum. Possuem dois chefes de bar que representam a nova e a clássica geração da coquetelaria brasileira. Derivan de Souza, chefe de bar no Numero, com mais de 30 anos de experiência e Marcelo Serrano no Brasserie, vencedor de vários prêmios do setor. Então a escolha depende um pouco do ambiente, da disponibilidade de mesas, pois são concorridos. Se não der para ir nos dois reserve um outro dia para fazer isto. Minha dica aqui é: diga ao barman do que você gosta e peça para ele te preparar um drink exclusivo. Ambos perfeitos para um esquenta antes de ir para uma balada.
24h | CASA 92 – Renato e Vini
Idealizada pelos sócios Fernando Autran e Fernando Sommer, a casa 92 no bairro de Pinheiros é um de meus lugares preferidos para sair para dançar. Conta com quatro ambientes com músicas distintas, um ótimo serviço e muito alto astral. Dependendo do dia é um pouco cheia de mais, mas se chegar por volta da meia noite é mais fácil de entrar e encontrar seu lugar. A equipe de barmans super bem treinada, destaque para os barmans Renato e Vini e minha sugestão aqui para começar a noite e preparar o corpo para uma grande balada é o drink Bloody Mary. Balada nenhuma tem igual! Lembre-se, beba com moderação! Rssssss.

4h manhã | Volta para casa!!!!!!


Restaurante Marcelino Pan y Vino | Rua Girassol 451 tel + 55 11 3034 0461

Terraço Itália | Av Ipiranga, 344 tel + 55 11 2189 2930
Bar Veloso | Rua Conceição Veloso, 56 tel + 55 11 5572 0254
Restaurante Spot | Al ministro Rocha Azevedo 72 tel + 55 11 3284 6131
Bar Numero | Rua da Consolação,3585 tel + 55 11 3060 8361
Bar Brasserie |  Rua Pd Joao Manuel,1231 tel + 55 11 3061 3326
Casa 92 | Cristovão Gonçalves 92 tel + 55 11 3032 0371

Nenhum comentário: