domingo, 15 de dezembro de 2013

GASTRONOMIX // Comida natalina para bebês acima de seis meses

Talvez poucas pessoas tenham parado para pensar no que um bebê de seis meses come na noite de Natal. Se o pequeno tiver mais de seis meses, segundo a Sempre Materna, ele já pode participar da ceia com papinhas especiais para a ocasião. Confira as dicas da especialista em gestantes, mamães e bebês, Keila Cristiuma.

TEMPEROS
Vá com calma. É fato que muitas famílias não vão resistir e darão algumas delícias natalinas para seus bebês provarem. Mas, é preciso ter cuidado para não exagerar com os temperos. Nem tudo o que nós ingerimos e colocamos no preparo dos alimentos é indicado para os pequenos como, por exemplo, pimenta-do-reino. Por outro lado, use a criatividade para elaborar deliciosos sucos com as frutas da época;

O QUE EVITAR NA CEIA DO BEBÊ
Excesso de sódio não é bem-vindo e o açúcar também não, esses ingredientes podem atrapalhar essa nova fase da vida do bebê que é a introdução de novos alimentos. Fuja de pratos preparados com açúcar, mel, creme de leite e carne de porco. Agindo assim você reduzirá as chances de reações alérgicas;

RESPEITE A SACIEDADE
Se até nós comemos demais no Natal, isso não é impossível de acontecer com os bebês, caso ele prove algo novo de que gostou muito. Então, mamães, é responsabilidade de vocês reconhecerem quando seus filhotes estão alimentados é hora de distrai-lo e/ou inventar uma brincadeira para que a comilança seja encerrada;

HORÁRIO DA CEIA
Bebês não devem esperar a meia noite para jantar. Os pequenos devem seguir a mesma rotina de sempre.
Veja as receitas sugeridas pela equipe de nutricionistas da Sempre Materna.

PAPINHA DE BATATA E PERU
Para bebês de 7 a 9 meses. Rende aproximadamente 300 gramas.

Ingredientes
- 100g de peru cozido e cortado em cubinhos
- 200g de batata cozida
- Água para processar

Preparação
- Coloque metade do peru e da batata em uma vasilha e acrescente a água necessária para processar. Utilize um mixer de alimentos para obter a consistência de papinha. Repita o processo com a outra metade dos ingredientes.

CUSCUZ DE FRANGO
Para bebês de 9 a 12 meses. Rende aproximadamente 4 porções.

Ingredientes
- 100g de cuscuz
- 20g de manteiga
- 50g de alho-poró picado
- 50g de peito de frango sem pele e cortado em cubos
- 25g de cenoura descascada e em rodelas
- 200ml de caldo de frango sem sal

Preparação
- Derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho-poró. Acrescente o frango e mantenha no fogo até que esteja cozido. Enquanto isso, cozinhe a cenoura até que ela amoleça (aprox. 10 min). Em uma panela fora do fogo, dissolva o caldo de frango em água fervente. Acrescente o cuscuz e deixe descansando por 3-4 minutos. Revolva um pouco com um garfo e acrescente o frango e a cenoura cozida. Para que fique menos consistente, bata tudo no liquidificador até que fique como uma papinha.

FRANGO COM DAMASCO
Para bebês de 7 a 9 meses. Rende 200 gramas, 3 porções.

Ingredientes
- 1 peito de frango pequeno em cubos (aprox. 70g)
- 4 damascos secos
- 1 chalota (ou cebola pequena)
- 1/2 canela em pau
Preparação
- Pique a chalota. Refogue-a junto com os damascos e o frango em um pouco de azeite de oliva. Cubra com água e adicione a canela. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até que os damascos amoleçam e o molho engrosse. Retire a canela. Misture tudo no liquidificador até obter consistência encorpada. Sirva com purê de batata.

PAPINHA RÁPIDA DE BANANA E PÊSSEGO
Para bebês de 6 a 7 meses. Rende 250 gramas, 4 porções.

Ingredientes
- 1 banana madura pequena (aprox. 100g);
- 1 pêssego grande e bem maduro (aprox. 150g), descascado e cortado em pedaços (ou meia lata de fatias de pêssego natural).
Preparação:
- Descasque a banana e corte-a em pequenos pedaços. Coloque-os com as fatias de pêssego em uma vasilha e acrescente uma pequena quantidade de água ou de suco de pêssego. Misture no liquidificador até que se torne uma papinha.

SOBRE A SEMPRE MATERNA
Há dez anos no mercado, a Sempre Materna se tornou grife confiável de cursos para gestantes, mamães, bebês, cuidadores e vovós. São mais de oito anos em ações especiais, entre elas, o “In Company”, que atende empresas como Telefonica-Vivo, Ericsson, Tam, Claro, Amil, Drogaria São Paulo, Reckitt Benckiser, Drogasil entre outras.  Já o Sempre Materna Vip nasceu do desejo das mamães em ter atendimento personalizado e individual no conforto de casa (algumas com gravidez de risco) ou o atendimento Delivery para auxiliar as mamães de primeira viagem nos cuidados com o bebê logo após a alta da maternidade. A empresa ainda oferece cursos para Casais (City), recebendo-os em São Paulo, com passeios, atividades ou organizando viagens (Trip) – aliando treinamento para gestante com momentos para namorar e relaxar em hotéis fazenda.

Nenhum comentário: