quarta-feira, 13 de novembro de 2013

COLHERADA // Aquecendo os sabores

Erika Klingl
Colunista e crítica de Gastronomia do Gastronomix

Viajo nesta quinta para Portugal. E, como não podia deixar de ser, estou super ansiosa. Por isso, decidi que no fim de semana faria um esquenta aqui em casa. Mas como já tinha feito uma receita de bacalhau para o Gastronomix, resolvi apostar num outro clássico português: o arroz de pato.

A origem do meu preparo vem de um restaurante que eu adoro em São Paulo, a Vinheria Percussi. Comi um pato lá há uns cinco anos e copiei a receita. Só que eu adaptei bem para transformá-la em algo mais português... E o grande charme é exatamente a pureza do sabor do pato.  

Um detalhe. Assim como todas as receitas que eu trouxe até aqui no blog, essa é muito fácil de fazer.

ARROZ DE PATO
Ingredientes
 - 1 pato inteiro
- 50g de manteiga sem sal
- 200g de mini cebolinhas cruas
- 750ml de caldo de legumes (pode ser de galinha também)
- 750ml de vinho tinto
- tomilho a gosto
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 100ml de vinho do porto seco
- noz moscada a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto

 Preparo
- Limpe bem o pato tirando principalmente a gordura que sobra nas extremidades. Corte-o em pedaços grandes e tempere de véspera com todo o vinho, sal, pimenta do reino e tomilho (de preferência fresco mas pode ser seco também). Deixe marinar por, pelo menos, 12 horas.

- Escorra a marinada mas deixe reservada. Em uma panela grande e de fundo grosso, derreta uma parte da manteiga e doure os pedaços a partir da pele. Quando já estiver dourado, misture bem e acrescente parte da marinada e também do caldo de legumes. Deixe cozinhando em fogo bem baixo durante umas duas horas e até ficar macio e soltando dos ossos.

- Aqui vai uma dica. Mexa sempre para não pegar no fundo e vá acrescentando mais marinada e caldo sempre que necessário. Quando estiver pronto, tire o pato e desfie. Volte para a panela e retire do fogo e desfie os pato em pedaços grandes. Tempere com a noz moscada, reveja o sal e a pimenta e acrescente mais tomilho. Reserve o pato com parte do molho e, em outra vasilha, reserve duas conchas de molho sozinho.
Esse molho separado será usado para fazer o arroz brando. Use a sua receita padrão de arroz mas acrescente esse caldo rico na água para que o arroz também tenha gosto do pato.
Por fim, as cebolinhas. Como eu não sou muito fã de azeitonas uso cebolinhas feitas no vinho do porto para acompanhar o arroz de pato. É igualmente simples.  

Escalde as cebolinhas em água fervente por 10 minutos minutos. Em uma frigideira anti-aderente derreta uma colher de sopa de manteiga sem sal e doure as cebolinhas, junte o açúcar e deixe caramelizar por alguns minutos. Acrescente o porto e deixe reduzir.  Sirva tudo junto e bom apetite!

Nenhum comentário: