quinta-feira, 14 de novembro de 2013

30ml // Girando xícaras: Ernesto Café

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Já temos pontuado bastante por aqui o crescimento do número e qualidade das cafeterias gourmets. Um fenômeno nacional ao qual Brasília, felizmente, também diz presente. Poder escolher onde tomar um bom café era missão quase impossível há pouco tempo, mas hoje há quase tantas opções quanto gostaríamos: cafeinômanos nunca estão satisfeitos, é bom se acostumar... 

Pois bem. A partir de hoje, e pelas próximas edições da coluna, vamos fazer um pequeno giro, uma análise mais detalhada dos cafés que temos como referência por aqui e dos quais falamos brevemente tempos atrás. 
Começamos pelo Ernesto, que fica na 115 Sul e que ganhou o prêmio da Veja Comer e Beber nos dois últimos anos. A proposta é mesmo de servir cafés de boa qualidade, com ênfase no blend exclusivo da casa e microlotes de grãos de várias regiões do país (Sul de Minas, Cerrado e Mogiana, entre outras).

Entre as variedades que são alternadas diariamente no moinho, a mais completa em termos de corpo, acidez e remanescência do sabor é o próprio Blend da casa, uma combinação de grãos da variedade Catuaí Vermelho. 
O espresso é o destaque, mas a casa também aposta em variações sobre o tema: tem café coado na mesa, francesinha e todas as receitas tradicionais de bebidas com café - do cappuccino a alguns drinques alcoólicos. A máquina de extração do espresso é a La Marzocco, uma das melhores encontradas no mercado brasileiro.
Sente-se falta, no entanto, de uma regularidade maior na preparação da bebida. Já tive ótimas experiências e outras não tão boas assim. A dica seria investir em um barista profissional, que possa dar à casa o respaldo desejável de uma cafeteria de primeira linha.
Para acompanhar as bebidas, há boas opções de lanches, bolos, tortas e sobremesas, algumas inclusive com restrição de açúcar, ideal para diabéticos. 

Quanto ao ambiente, o Ernesto é uma das casas mais aconchegantes da cidade. Opte, em dias quentes, pelas mesas dispostas sob majestosa mangueira aos fundos. Nos dias chuvosos, o espaço interno, agora com salão no primeiro andar, também é convidativo. 
Mas é bom avisar: aos domingos, por ser uma das únicas cafeterias de qualidade abertas na cidade, a casa costuma lotar. Prepare-se para alguma fila ao chegar. E uma certa espera até ter seu café à mesa.

Ernesto Cafés Especiais
115 Sul, bloco C - loja 14
Asa Sul - Brasília

Telefone: (61)3345-4182

Nenhum comentário: