quinta-feira, 28 de novembro de 2013

30ml // Girando xícaras: Grenat Cafés Especiais

Sandro Farias
Colunista de Café do Gastronomix

Desde que começamos a nos ver quinzenalmente aqui no Gastronomix, que nosso assunto gira em torno dos aromas, sabores e contornos da nossa bebida favorita.

Se você é realmente adepto das xícaras, provavelmente já deu uma passada por uma das lojas do Grenat Cafés Especiais. Se não, deveria. 

A loja principal fica na 202 Sul, e a filial é um quiosque no Shopping Iguatemi.Além de um espresso competente, as casas contam com vários itens elaborados a partir do café. Os mais concorridos são os convencionais de quase toda cafeteria, como capuccino, machiatto, caffé late e outras variações. Mas os drinques alcoólicos também fazem sucesso, principalmente na Asa Sul. 
Há também sobremesas interessantes. Uma das opções é inspirada em receita clássica da barista Isabela Raposeiras, do Coffee Lab-SP, verdadeira meca dos cafeinômanos. Trata-se de um sagu aromatizado com café e cobertura de creme de baunilha. O Grenat resolveu apelidar o Sagu paulistano de "Caviar de Café". O nome é cafona mas o doce continua valendo a pena. 

A loja mais antiga é bem maior e também serve alguns pratos, lanches e cardápio variado. Se puder, evite o horário de almoço, quando o salão está cheio e a arquitetura desfavorece o conforto ambiental: é barulho demais para um relaxamento digno. 

Há também algum senão pelo fato de o ambiente ser fechado. Seria genial se o Grenat conseguisse servir em mesas externas, mas também não se pode exigir tudo. O café é bom e é o que realmente interessa no mais das vezes. 
Assim como a matriz, o quiosque do Iguatemi também trabalha com as máquina La Marzocco, referência suprema no mercado. E sempre opta por grãos de qualidade, como das fazendas Baú e Pessegueiro, em geral na variedade Bourbon Vermelho. 

Há menos opções de acompanhamentos e lanches, mas a vantagem de ser mais silencioso e até confortável, com mesas e sofás. É a melhor opção naquele shopping enquanto você espera pelo horário do cinema, faz a digestão do almoço do fim de semana ou simplesmente roga por uma pausa nas sempre extenuantes "comprinhas" de fim de ano.
Grenat Cafés Especiais
202 Sul, bloco A - loja 4 - - Brasília
Telefone: (61) 3322-0061

Shopping Iguatemi, 1º piso - Lago Norte - Brasília
Telefone: (61) 3036-6883