quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COLHERADA // A vitalidade de um clássico

Erika Klingl
Colunista e Crítica de Gastronomia do Gastronomix

O Fred, na Rua dos Restaurantes, está na terceira década de vida. A casa foi fundada quando Brasília ainda sofria com as poucas ofertas de restaurantes. Não sei se você se lembra mas o restaurante frequentado pelo então presidente da República, Fernando Collor, era a pizzaria Kasebre 13. De lá para cá, a cena gastronômica da cidade mudou muito. Os chefs daqui buscaram formação. E redes de fora tomaram a cidade em busca do alto poder aquisitivo de uma parte significativa da população da capital do pais.

O restaurante alemão, contrariando o destino de muitas casas da época, passou bem por todas essas transformações. E hoje ainda exibe vitalidade. É só tentar uma mesa no domingo para ver. Tanto que há dois anos houve uma ampliação do salão que dobrou de tamanho e há em vista uma nova reforma.

O segredo desse sucesso está concentrado principalmente em um prato específico: o Picadinho do Fred. A receita é simples: filé bovino picado bem pequeno com a ponta de uma faca afiada. A carne é flambada e apurada em molho roti com tomate, cebola, pimentão, champignon e bacon. Destaque para a páprica picante usada no ponto e que garante complexidade ao prato.

Tudo isso é feito aos olhos dos clientes já que o picadinho, ao contrario dos outros pratos da casa, é preparado no salão principal dando mais mostra do protagonismo do prato.
Junto com o picadinho, há farofa de pão, banana à milanesa, ovo pochê e arroz branco bem soltinho. Aqui valem duas ressalvas. A primeira, positiva, é sobre a banana que chegou à mesa doce mas firme e com empanado crocante. Já o ovo poderia estar com a gema um pouco mais mole, apenas um detalhe.

O atendimento é outro ponto a se destacar. Nas duas vezes que estive lá relembrando o picadinho, fui muito bem servida. Em uma delas, estava com uma amiga que não conhecia o restaurante. Minha ideia era buscar a impressão livre de memórias afetivas vinculadas ao Fred.

Na chegada, o garçom perguntou se ela conhecia o picadinho. E antes mesmo de trazer o cardápio para que ela escolhesse o prato, trouxe um pratinho com uma espécie de degustação do filé. “Acho que depois de provar, você nem vai querer ver o menu”, disse. Dito e feito. Foi amor a primeira vista. A conta foi de R$ 110 para nós duas com suco e café.
Faz parte das características de um bom restaurante servir seus pratos com aparência e sabor equivalentes a cada visita. Não é fácil uma vez que mudam os fornecedores, os funcionários e os humores de quem está à frente das caçarolas. O Fred faz isso muito bem. E faz há quase 25 anos.

Fred
405 Sul, bloco B - loja 10
Asa Sul - Brasília
Telefone: (61)3443-1450

Nenhum comentário: