sábado, 7 de setembro de 2013

ABOBRINHAS // Vegetarianismo: som e imagem.

Luciano Milhomem
Colunista de Alimentação Natural do Gastronomix 

É vasto o cardápio de vídeos sobre vegetarianismo na rede mundial de computadores. Uma breve pesquisa no YouTube, porém, revela que a elevada quantidade de opções contrasta com a baixa qualidade técnica (e mesmo de conteúdo) de numerosas produções audiovisuais sobre o tema.

Há muitos vídeos caseiros, com luz, fundo e enquadramento precários. Os melhores tecnicamente são reproduções de programas da TV aberta ou de canais universitários: debates, entrevistas, reportagens. A maioria é interessante. Ajuda a entender o vegetarianismo, derruba mitos, orienta. Para isso, conta com o apoio de médicos, nutricionistas, nutrólogos.


Postagens recentes são raras. A maioria tem, pelo menos, dois anos. De qualquer forma, os vídeos não perdem a atualidade. Leigos têm neles informações relevantes, e praticantes do vegetarianismo podem analisar o nível do debate sobre o tema.
Em meio às produções de caráter mais educativo, encontram-se também as polêmicas – que não deixam de ser instrutivas, aliás. É o caso do debate que o “vídeoblogueiro” Pirulla deflagrou com suas críticas à palestra de um guru do vegetarianismo, Gary Yourofsky. Por mais simpático que alguém seja à dieta vegetariana, não há como tirar a razão de Pirulla em vários aspectos.

O debate é interessante porque contribui para que os próprios vegetarianos reflitam sobre suas motivações e os argumentos que utilizam para defender o vegetarianismo ou para atrair novos adeptos a essa prática (ou filosofia de vida, como alguns preferem chamá-la).

Há também espaço para o humor. O melhor exemplo vem do “vídeobloqueiro” paulista Leandro Zagui, autor do vídeo “Desabafo de um Vegetariano”, produção 100% amadora, mas que o jovem compensa com um discurso bem-humorado, sincero e bastante realista.
Como não poderia deixar de ser, há diversos vídeos que investem na persuasão. Fazem abertamente propaganda do vegetarianismo. O mais famoso deles parece ser “Glass Walls” (Paredes de Vidro), com o cantor, compositor e ex-Beatle Paul McCartney.  Tecnicamente de alta qualidade, o vídeo é do tipo conscientizador e mobilizador. Chama a atenção para a crueldade dos abatedouros e granjas. Seu subtítulo é enfático: "If slaughterhouses had glass walls, everyone would be vegetarian." (Se abatedouros tivessem paredes de vidro, todo o mundo seria vegetariano.)

A despeito da quantidade e da variedade, um passeio pelo YouTube pode deixar no internauta a sensação de que ainda faltam produções brasileiras independentes, de elevada qualidade, com espaço para a abordagem mais aprofundada do vegetarianismo. Atenção, videomakers! Há um nicho aí!

Nenhum comentário: