terça-feira, 13 de agosto de 2013

RECEITAS // Génoise de cacau com geléia de framboesas

Daniel Figueiredo
Colunista de Doces do Gastronomix

Pão de ló genovês com cacau e geléia de framboesas e vinagre balsâmico. Tem como não ficar bom?. Pode polvilhar com açúcar de confeiteiro, mas só dá certo se usar uma polvilhadeira de prata inglesa, hahahaha.

GÉNOISE DE CACAU COM GELÉIA DE FRAMBOESAS
Ingredientes
Para a geléia:
- 100g de framboesas (congeladas ou frescas)
- 50g de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Preparo
- Numa panela pequena e de fundo pesado, leve ao fogo baixo as framboesas e o vinagre balsâmico, até que as framboesas comecem a soltar seu sumo, acrescente o açúcar e mexendo sempre, cozinhe por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar e reserve para o recheio

Para a Génoise de cacau:

Ingredientes
- 4 ovos
- 90g de farinha de trigo
- 120g de açúcar
- 30g de cacau em pó
- 20g de manteiga

Preparo
- Pré-aqueça o forno a 180°C. Derreta a manteiga e deixe que esfrie. Numa tigela grande de porcelana refratária, quebre os ovos e junte o açúcar, bata com o batedor de arame em banho-maria (não muito quente) até que fique bem fofo, quando escorrer deve manter a forma, teste fazendo o símbolo do infinito, se ele permanecer sobre a mistura, já está bom.

- Retire do banho maria e bata até que esfrie. Peneire a farinha e o cacau em pó e junte aos poucos à mistura de ovos, mexendo gentilmente com uma espátula, sem bater, por fim junte a manteiga derretida, mexendo rápido mas delicadamente, sem bater a massa. Despeje sobre forma untada e enfarinhada com 20cm de diâmetro e leve ao forno por cerca de 25 minutos, teste se está cozido espetando um palito no centro do bolo, o palito deve sair limpo.

- Desenforme e deixe que esfrie sobre uma grelha. Corte ao meio com uma faca serrilhada e recheie com a geléia de framboesas, pode polvilhar com açúcar de confeiteiro.


(*) Daniel Figueiredo escreve o blog Panela de Cobre:http://paneladecobre.blogspot.com.br/  e todas às terças dá o ar de sua graça e de seu talento aqui no Gastronomix.

Nenhum comentário: