segunda-feira, 5 de agosto de 2013

GASTRONOMIX// Para um jantarzinho à moda italiana



Tanto a polenta quanto a almôndega são receitas italianas típicas, mas aqui elas ganham um toque da blogueira Dani Oliveira, do blog de gastronomia Cozinha Travessa (www.cozinhatravessa.com.br). Boa ideia para um jantar diferente no meio da semana.
Polenta cremosa com mini almôndegas:
Ingredientes:
Polenta
300 ml de água
300 ml de leite integral
1 xícara de polenta instantânea
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de manteiga sem sal
Sal a gosto
Almôndega
200 gramas de carne bovina moída (patinho)
200 gramas de carne suína magra moída (lombo)
½ xícara de chá de salsinha picada
Sal e pimenta preta moída a gosto
1 gole generoso de vodka para flambar
1 pitada de orégano
Modo de preparo
Polenta: Numa panela, deixe ferver a água, o leite e a colher de azeite. Quando ferver, adicione lentamente a polenta sem parar de mexer. Quando terminar de adicionar a polenta, se proteja com a tampa da panela, pois vai começar a espirrar um pouco, e não pare de mexer. Cuidado para não ficar dura, mas, se ficar, adicione um pouco mais de leite e mexa de novo até ficar cremosa. Desligue o fogo e acrescente a colher de manteiga e mexa até desmanchar. Acerte o sal.
Almôndegas: Misture com as mãos as duas carnes e também a salsinha, sal e pimenta. Divida tudo em quatro grandes almôndegas e a cada almôndega faça cinco minialmôndegas. Esquente uma frigideira antiaderente com uma colher de azeite e disponha as minialmôndegas. Salpique por cima uma pitada de orégano desidratado. Deixe dourar, sacudindo a frigideira de vez em quando para que as almôndegas virem. Quando estiverem douradas, jogue a vodka e flambe. Se você não souber flambar ou tiver medo, apenas jogue a vodka e deixe o álcool evaporar. As almôndegas estão prontas para servir.
Montagem: Num prato fundo, coloque uma boa colherada da polenta cremosa e coloque algumas almôndegas por cima, jogando um pouco do caldinho por cima. Decore com minifolhas variadas e tortilhas rasgadas e assadas levemente no forno para ficarem crocantes.
Obs: A travessa usada na foto faz parte da linha decorada de porcelanas Sagano, lançada neste ano pela indústria paranaense Germer Porcelanas Finas.

Nenhum comentário: