quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RECEITAS // Papardelle caseiro em dez passos

Anote aí: 200 gramas de farinha de trigo; dois ovos; uma pitada de sal e um fio de azeite de oliva extra virgem. É tudo que você precisa para fazer um papardelle caseiro – porção para duas pessoas. Quem ensina é a blogueira Dani Oliveira, do Cozinha Travessa, que preparou a receita para enfeitar louças da linha decorada Valencienne, recém-lançada pela Germer Porcelanas Finas, de Curitiba.

Dani alerta que a massa caseira não pode cozinhar por muito tempo -- no máximo 4 minutos. A receita que ela ensina é só da massa. O molho você você pode usar o que preferir. Na receita, foi preparado um molho vermelho basílico e parmesão ralado na hora.Agora tome nota de como se faz.


1 ) Coloque a farinha num bowl e faça um buraquinho com os dedos no centro dela com os dedos

2 ) Quebre os ovos no buraco, coloque a pitada de sal e o fio de azeite.

3 ) Mexa com um garfo, começando pelos ovos e depois misturando a farinha.

4 )  Quando não der mais para misturar com o garfo, transfira para uma bancada lisa, limpa e enfarinhada.

5 )  Comece a misturar com as mãos delicadamente e deixe sempre mais farinha por perto, caso precise e, se precisar, salpique um pouco mais.

6 ) Vá amassando a massa até que ela comece a desgrudar da bancada e das suas mãos. Isso deve durar 15 minutos.

7 ) Quando ela estiver lisa, homogênea e desgrudando de tudo, faça uma bola e coloque-a novamente no bowl, deixando descansar por 20 minutos.

8 ) Depois desse tempo, divida a bola de massa em 4 a 5 partes. Se tiver cilindro, pode usá-lo. Se não tiver, enfarinhe novamente a bancada e pegue um dos pedacinhos da massa, enfarinhe o rolo de macarrão também e comece a abri-la o mais fino que conseguir.

9 ) Depois da massa aberta, corte tiras de 1,5 cm cada e coloque-as sobre um pano de prato limpo e seco. Faça isso com todos os pedacinhos da massa e depois cubra as tiras com outro pano limpo, deixando repousar por mais 20 minutos.

10 ) Depois disto, a massa estará pronta para ser usada. Enrole algumas tiras de massa nos dedos formando ninhos. Se quiser fazer uma quantidade maior, pode guardá-las na geladeira por até 4 dias em saquinhos de alimentos vedados. Cozinhe e use o molho de sua preferência.

Nenhum comentário: