quinta-feira, 8 de agosto de 2013

GASTRONOMIX // Abobrinha à Parmegiana

O amor que sentimos pelas pessoas se manifesta em gestos. Consigo fazer isso cozinhando. Nas duas últimas vezes que estive em São Paulo, visitei meus amigos Fábio e Felipe no sábado. Pedi para que o tempo parasse naquelas tardes, pois sabia que eram memoráveis.

Conheço Fábio Mota desde os seis anos de idade. Estudamos em Brasília até a quarta série primária. E depois, cada um seguiu seu rumo. Reencontrei-o por esses acasos da vida, numa época que não havia Facebook. E hoje, não quero me desgrudar dessa criatura. O cara é inteligente, bonito, batalhador e luta a cada minuto para transformar sonhos em ações.

Felipe Carion é ruivo, isso já diz muito do seu jeito - único. Brincadeiras à parte, é uma das pessoas mais evoluídas que conheço, leve, mente aberta e amigo. Sempre tá de bem com a vida. E a mundo também foi generoso com ele, lhe dando um belo sorriso.

A eles, dedico esta entradinha que pudemos comer regado a um belo Clericot.

ABOBRINHA À PARMEGIANA 
Ingredientes (receita para 4 pessoas)
- 4 abobrinhas médias
- 2 bolas de muçarela de búfala
- 2 tomates médios
- 500g de tomate para molho
- 1 cebola média
- 1 maço de manjericão
- 200g de parmesão
- azeite, sal e pimenta a gosto

Preparo

Para o molho de tomate
- Corte os tomates em cubinhos. Não precisa ser muito pequeno. Corte as cebolas em quadradinhos pequenos.

- Coloque a panela no forno e, depois de 1 minuto, o azeite. Despeje na panela a cebola e já dê uma salgada para ela não amargar. Mexa até ficar transparente.

- Na sequência, coloque os tomates em cubos. Misture bem. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Eles solta os líquidos e mistura o sabor. Experimente para saber como está de tempero. Se tiver ácido, coloque uma colher de chá de açúcar. E se o molho estiver muito espesso, meio copo de água resolve. Tá pronto!

Para a abobrinha
- Corte as partes mais “gordinhas” das abobrinhas em rodelas com cerca de 3cm de largura. Pingue gotas de limão para não oxidar. Faça o mesmo procedimento com os tomates. Eles farão duplas.  Tempere os dois lados da abobrinha com sal e pimenta moída na hora

- Em uma frigideira, com azeite quente, coloque os discos de abobrinha e deixe cozinhar um pouco. Faça o mesmo procedimento do outro lado. Retire quando a consistência ficar de mais duro para quase al dente. Retire as abobrinhas e reserve.

- Passe rapidamente os discos de tomate na frigideira também. Lembrando que o tomate “se defaz” mais rapidamente. Dê apenas uma passada para não amolecer demais.

- Em um pirex, monte as duplas. Tomate embaixo, uma folha de manjericão no meio, abobrinha em cima. No topo da abobrinha, a muçarela de búfula cortada em rodela. Tempere com sal e pimenta mais uma vez. E por último, o parmesão para gratinar.  
- Deixe o forno esquentar 10 minutos antes a 180C. Monte o pirex e coloque no forno por cerca de 7 a 10 minutos. Deixe o queijo derreter. E pronto.

MONTAGEM 

- Coloque o molho de tomate quente ao fundo. Depois, as abobrinhas em duplas, fazendo um triangulo. Salpique mais um queijo parmesão, enfeite com manjericão e bom apetite.  

Nenhum comentário: