quinta-feira, 8 de agosto de 2013

30ml // Vício sem culpa

Sandro Biondo
Colunista de Café do Gastronomix

Poucas áreas de conhecimento são tão esquizofrênicas quanto a ciência sobre as propriedades dos alimentos. E nesse campo, ninguém sofre mais que o café, o ovo e o chocolate.

Basta ir a uma banca de revistas que você vai ver alguma matéria "bombástica" sobre os mitos e verdades em torno desses e de outros itens da dieta humana. Os três, coitados, já foram condenados e absolvidos tantas vezes que é até difícil de acompanhar.

Como não trato nem de ovo nem de chocolate, deixo o assunto para nossos outros colunistas, quando lhes convier. Também não me proponho a enriquecer ainda mais as editoras de revista. Então fui ouvir de pronto minha nutricionista de confiança. Para meu deleite, a bebida está mais para mocinha do que vilã, dependendo da quantidade ingerida. Digo obviedade? Sim, porque tudo demais faz mal. Até oxigênio. 
Felizmente, não somos norte-americanos e não bebemos cafés aos litros a caminho do trabalho. Aliás, tecnicamente, aquilo não é café. Mas se você tomar até quatro xícaras por dia (seja espresso, coado, francesinha, bialetti, etc), estará fazendo bem ao seu sistema cardiovascular. A cafeína também acelera de leve o metabolismo e até ajuda a gastar umas calorias extras. E dizem os cientistas em que prefiro acreditar, que a substância combate doenças psiquiátricas, como a depressão.  

Além da quantidade há outros fatores que determinam se o café nosso de cada dia vai fazer bem. O primeiro, como sempre digo aqui, é a qualidade do grão. E a água do preparo tem de ser mineral ou filtrada, afinal você não quer pegar uma hepatite, não é? 
Agora, a melhor hora: derrubar o maior mito de todos, o de que café causa gastrite. Sabe o que é que irrita o estômago quando você toma aquele café da garrafa térmica na sala da repartição? O açúcar. Ainda é costume de muita gente adoçar o café já no preparo, despejar a bebida numa garrafinha 'linda' daquelas e deixar ali o dia inteiro. Pois é, esse açúcar fermenta e é o que pode levar a algum mal estar gástrico. Catecismo de novo: taí mais um bom motivo para você pensar em abolir o açúcar do seu café.
  
Ah, e só para não perder a viagem: a nutricionista também liberou o ovo e o chocolate, de preferência os de 70% ou mais de cacau. Consuma com moderação. Ou não. E seja feliz.

Nenhum comentário: