sábado, 27 de julho de 2013

GASTRONOMIX//Bolo de rolo, quem não gosta?

Já pensou em fazer bolo de rolo em casa? É só seguir os passos da receita que nos é dada pela confeiteira Stela Morato. Ela explica que, na versão apresentada aqui, resolveu pegar o caminho mais fácil, numa fornada --  o normal são duas fornadas de massa, unidas pelo recheio. “A massa ficou mais grossa, com a cara do inverno, e a ausência de fermento confere uma untuosidade delirante”. Para acompanhar, ela sugere um café fresquinho.

Bolo de rolo
(Fotos e receitas desenvolvidas por Stela Morato para a 3corações)
Ingredientes
Massa
- 250g de açúcar
- 250g de manteiga
- 250g de farinha
- 5 gemas
- 3 claras em neve
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar por cima


Calda
·  1 lata de leite condensado
·  1 colher (sopa) de café instantâneo
-  1 colher (chá) de manteiga
Modo de Preparo
Massa
 – Utilizando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até embraquecer. Coloque a farinha e continue batendo. Desligue a batedeira e adicione as claras em neve, misturando delicadamente com uma espátula. Coloque a mistura em uma forma de rocambole (45cm x 33cm). Com o auxílio de uma espátula, espalhe bem a massa para que ela fique bem fina. Asse em forno pré-aquecido por 5 minutos. Vire a massa por cima de um pano de prato. Espalhe o recheio pronto e enrole a massa com ajuda do pano. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.


Recheio
- Coloque o leite condensado em uma panela. Misture a manteiga e o café instantâneo. Misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre até descolar do fundo. Com a ponta dos dedos, veja se a superfície está seca, com muito cuidado para não se queimar. Assim você sabe se a massa já está assada.

Nenhum comentário: