domingo, 28 de julho de 2013

GASTRONOMIX/ Chanfana de cordeiro, delícia lusitana

 Já ouviu falar em chanfana de cordeiro? É uma receita tradicional portuguesa, preparada com palheta de cordeiro, especiarias e vinho tinto. O chef paulistano Cláudio Corrêa conta que o prato teria surgido no fim do século 19, quando agricultores e rendeiros eram obrigados a pagar impostos para o Mosteiro de Semide, que recebia galinhas, vinho, azeite, cabras e ovelhas como forma de pagamento.

“Como não tinham como manter o rebanho, as freiras descobriram uma fórmula para cozinhar e conservar a carne, aproveitando o vinho que era entregue pelos rendeiros. Foi assim que surgiu a chanfana, um cozido guardado em molho gorduroso ao longo de vários meses”, explica o chef, que serve a chanfana, entre outras especialidades de origem lusitana, em seu restaurante, o Claudius Grill, em Perdizes, São Paulo.

Na preparação da receita, Cláudio tem um método para deixar a carne mais suculenta: ele a cozinha por cerca de quatros horas no forno, em uma panela de barro tampada — e temperada com canela, cravo da índia, louro, hortelã e salsinha —, interrompendo diversas vezes para acrescentar mais vinho na panela, à medida que ele vai evaporando.

Depois de pronta, a Chanfana de cordeiro é servida com Batatas ao murro (a R$ 35, individual). Para ficar melhor ainda, o chef recomenda a harmonização com um bom vinho. “Esse prato mais rústico é muito saboroso porque combina o sabor mais encorpado do vinho com a suavidade e maciez da carne de cordeiro que chega a derreter na boca”, acrescenta.

CLAUDIUS GRILL
Rua Cardoso de Almeida, 770 – Perdizes, São Paulo, 11 3871-5533
Terça a sexta, das 12h às 15h30 e das 18h às 23h (sexta até 0h). Sábado, almoço até as 17h e jantar das 19h à 0h. Domingo, só almoço, até as 17h.

Nenhum comentário: