terça-feira, 25 de junho de 2013

RECEITAS // Tuiles passionnées

Daniel Figueiredo
Colunista de Doces do Gastronomix

As chuvas estão chegando em São Paulo. Preocupados com eventuais goteiras no telhado? Relaxem! Já para a cozinha preparar estas deliciosas e crocantes telhas cor-de-sol, para o five o'clock tea. Façam seus próprios telhados com elas.

TUILES AUX FRUIT DE LA PASSION (TELHAS DE MARACUJÁ)
Ingredientes- 50g de polpa de maracujá passada pela peneira
- 50g de glucose (karo)
- 50g de açúcar
- 50g de farinha de trigo
- 50g de manteiga derretida, fria
- Algumas sementes de maracujá para decorar

Preparo
- Misture todos os ingredientes, deixe descansar por 1 hora. Numa assadeira untada com manteiga espalhe 6 pequenos discos de massa, com cerca de 10cm de diâmetro cada. Leve ao forno a 170° (temperatura baixa) para assar.
- Depois de assados, retire do forno e rapidamente solte-os, coloque-os sobre uma superfície cilíndrica (um rolo de abrir massas por exemplo), dando aos biscoitos o formato de uma telha.

Ah, na xícara era chá verde ao jasmim, da Twinings, um dos meus favoritos!

Nota do Daniel: É importante prestar bastante atenção na hora de assar, devem assar o suficiente para endurecerem depois de frios e não devem assar demais, para que não perca a bela cor do maracujá. Caso os biscoitos tenham esfriado antes de você os soltar, não se desespere, leve rapidamente a fôrma sobre uma chama do fogão e pronto, eles voltam a se soltar.
A receita é exatamente como a das telhas de framboesa, já há algum tempo tenho vontade de testar com maracujá, comentei com o Bergamo hoje de manhã e ele me deu algumas dicas, acabei nem precisando reduzir a polpa do maracujá, temia que não desse certo pela polpa do maracujá ser mais líquida que a das framboesas.

(*) Daniel Figueiredo escreve o blog Panela de Cobre:http://paneladecobre.blogspot.com.br/  e todas às terças dá o ar de sua graça e de seu talento aqui no Gastronomix.

Nenhum comentário: