quinta-feira, 20 de junho de 2013

GASTRONOMIX// Receitinha prática de tomate recheado

Mais uma daquelas receitinhas práticas para serem feitas com pão de forma. Esta é  ideal para servir de entrada ou mesmo como refeição leve. Foi desenvolvida pela marca de pães Wickbold, que aliás, tem um tipo específico para uso na receita, o pão sem casca Original Wickbold.

Tomate recheado

Ingredientes
- 4 fatias de pão sem casca Original, cortadas em quadradinhos
- 4 fatias de pão de forma tradicional
- 4 tomates caqui
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 bandeja de cogumelos cortados em tiras
- 1/2 xícara (chá) de leite (100 ml)
- Folhas de 3 ramos de tomilho (erva suave com sabor parecido com o orégano)
- Folhas de 2 ramos de salsinha picadas
- Folhas de 1 ramo de alecrim
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 50 g queijo gorgonzola em pedaços
- Queijo parmesão ralado para gratinar
- Sal e pimenta do reino

Preparo
- Corte a parte de cima dos tomates e retire todo o conteúdo interno com a ajuda de uma colher. Tempere os tomates com azeite, sal e folhas de alecrim. Em seguida, coloque-os em uma assadeira pequena e leve ao forno alto por cerca de 10 minutos.

- Enquanto isso, prepare o recheio: refogue rapidamente em um pouco de azeite os cogumelos (que podem ser do tipo Paris (como é chamado o champignon) ou shitake (que tem origem japonesa e é um pouco mais ácido). Em uma tigela média, embeba o pão sem casca no leite e misture a ele os cogumelos, ervas e queijos. Tempere com sal e pimenta a gosto.


- Retire os tomates do forno e recheie-os com a mistura. Polvilhe o queijo parmesão por cima e retorne ao forno alto por cerca de 5 minutos, ou o suficiente para ele gratinar.


Dica: para deixar o prato ainda mais apetitoso, coloque o pão de forma na torradeira e sirva o tomate sobre as torradas.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Calorias: 293,2 kcal (porção)

Nenhum comentário: