terça-feira, 21 de maio de 2013

RECEITAS // Bolo de fubá com queijo

Por Daniel Figueiredo
Colunista de Doces do Gastronomix

Mais outra receita adaptada do caderno da minha avó Marietta, este caderno tem uma particularidade engraçada, ele primeiro foi de uma sobrinha da minha avó, parece que ela não gostava muito de compartilhar receitas, então elas têm sempre algo errado, algum ingrediente faltando, ou então somente os ingredientes, sem modo de preparo.

Para alguém que já fez a receita antes, não é grande problema, mas pra quem nunca fez a receita antes, pode ser bem confuso hehehe. Aqui a receita já adaptada e corrigida, tal qual eu fiz.

Fiz em duas fôrmas, para dois bolos pequenos, mas a mesma quantidade pode ser usada para uma fôrma de bolo grande.

BOLO DE FUBÁ COM QUEIJO
Ingredientes
- 400g de fubá mimoso
- 50g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 350g de açúcar
- 900ml de leite integral
- 80g de queijo meia-cura ralado
- 4 ovos
- sementes de erva-doce (opcional)
- manteiga e fubá para untar a fôrma

Preparo
- Pré-aqueça o forno à temperatura média. Separe as gemas das claras. Bata bem a manteiga, o açúcar e as gemas, até ficar liso e homogêneo.

- Junte o leite, o fubá e o queijo, misture bem, junte o fermento e por fim as claras batidas em neve, misturando cuidadosamente até incorporá-las à massa, a massa fica mesmo bem fluída.

- Coloque a massa em fôrma untada com manteiga e polvilhada com fubá e leve ao forno até assar.

Foi meu lanche da tarde, 2 fatias polvilhadas com açúcar e uma xícara do delícioso chá preto aromatizado com manga, do Tea Palace de Londres, presente da minha amiga Chantal Jeanne. Um único cubo de açúcar orgânico por xícara de chá ;)

(*) Daniel Figueiredo escreve o blog Panela de Cobre: http://paneladecobre.blogspot.com.br/  e todas às terças dá o ar de sua graça e de seu talento aqui no Gastronomix. 

Nenhum comentário: