terça-feira, 16 de abril de 2013

GASTRONOMIX//O alemão que veio de Itu

O histórico Bar do Alemão, que começou a trajetória em 1902, em Itu, interior de São Paulo, e hoje tem casas em Campinas, Sorocaba e outras duas na capital paulista, no Itaim Bibi e em Moema, vai abrir mais uma filial, agora em Brasília. A partir da próxima quarta-feira, o bar funcionará no Setor de Hotéis e Turismo Norte, ao lado Lake Side.

Além da carta de cervejas especiais, o Alemão traz no cardápio especialidades como filé à parmegiana — anunciado como “a melhor parmegiana do Brasil”, em versão grande, para cinco pessoas, ou mini, para duas a três —, Einsbein à pururuca (joelho de porco, purê de ervilha, batatas cozidas, chucrute e linguiça branca) e filé alemão (grelhado, recheado com presunto, queijo prato e tomate, acompanhado de arroz do Alemão, batatas souteé e ovo cozido). Cada um dos pratos tem a indicação, no menu, dos tipos de cerveja com os quais harmoniza.

O imigrante alemão Adolf Steiner chegou ao Brasil em 1889, e em 1902 fundou, em parceria com o filho Max, a Padaria e Confeitaria Alemã, em Itu. O estabelecimento virou ponto de reunião dos amigos de Max, que, após o trabalho, passavam lá para tomar Cerveja e Steinhäger. Para acompanhar, o anfitrião preparava sua especialidade, o bife do Steiner (corte de carne frito na manteiga e acebolado, com molho de tomate).

Mas foi só na década de 30 que Max resolveu agregar à padaria um bar e restaurante. Na década de 50, o filho de Max, Paulito, assumiu a gerência do bar e começou a ampliar o cardápio. Pouco depois, foi a vez de Marcos Netto e Paulo Jr., filhos de Paulito, se entrosarem no comando do negócio, que na década seguinte já deixada de lado a panificação para assumir sua vocação.

Coube à quarta geração dos Steiner no Brasil a decisão de levar a famosa parmegiana e outras delícias do Bar do Alemão para além dos limites de Itu e, agora, para além dos limites do estado de São Paulo. Não deixa de ser um privilégio para Brasília.

Nenhum comentário: